André Gomes foi eleito, por unanimidade, com 103 votos expressos pelos associados, como presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), na sequência da Assembleia Geral Ordinária e Eleitoral, que teve lugar esta terça-feira no auditório da Região de Turismo do Algarve.
“A eleição para o triénio 2024-2027 reafirma a confiança dos associados no trabalho desenvolvido até ao momento e abre caminho para a continuidade de uma estratégia que tem produzido resultados significativos para a promoção do Algarve como destino turístico de referência junto dos mercados internacionais”, refere a ATA em comunicado.
Entre os marcos mais relevantes alcançados pela ATA durante o primeiro mandato de André Gomes estão a expansão expressiva da sua base de associados, reflexo de um trabalho contínuo de proximidade e de envolvimento com o setor; o aumento exponencial do número de empresas associadas que se candidataram aos apoios financeiros existentes para Planos de Comercialização e Vendas, que veio reforçar a competitividade do destino; e o contributo para o fortalecimento da conectividade aérea da região junto de vários mercados, com destaque para o aguardado lançamento do primeiro voo direto entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines.
De destacar também o reforço do reconhecimento internacional da região: o Algarve foi eleito Melhor Destino de Praia da Europa pela 10ª vez nos World Travel Awards 2023 e, em 2024, recebeu o título de Melhor Destino de Praia do Mundo pela terceira vez.
O crescimento significativo do interesse de mercados de longa distância pelo Algarve, entre os quais os EUA, Canadá e Brasil também é um marco a considerar, assim como a escolha do Algarve como palco da primeira edição do Guia Michelin Portugal, evento que reforçou o prestígio da região como destino cuja oferta vai além do sol e da praia, proporcionando experiências que atendem a um turista mais exigente e diversificado.
Para o mandato que agora se inicia, André Gomes compromete-se a dar continuidade ao trabalho realizado, assumindo uma estratégia que aposta na inovação, na articulação eficaz entre a ATA e a Região de Turismo do Algarve (RTA) e na valorização do contributo de todos os agentes e profissionais do setor.
“O Algarve está cada vez mais conectado ao mundo e diversificado nas suas propostas. Este mandato será dedicado a consolidar o trabalho feito e a introduzir estratégias que ampliem o nosso alcance e os resultados já conquistados, através da promoção de um turismo sustentável e adaptado às necessidades dos nossos Associados e dos nossos visitantes”, afirma André Gomes.
A importância da colaboração de todos os envolvidos no setor neste projeto coletivo para os próximos anos foi reforçada pela nova direção, que afirma: “Contamos com todos para, juntos e com uma energia renovada, continuarmos a construir o futuro do turismo do Algarve, com a determinação e o compromisso que a nossa região merece”.
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