O atleta algarvio Ussumani Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, brilhou na 39.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Curta, garantindo um lugar no pódio ao conquistar a medalha de bronze nos 60 metros barreiras. Com este feito, Djumo torna-se o terceiro melhor atleta nacional da especialidade na época 2024/2025, numa competição que é a mais relevante em termos individuais no calendário oficial do atletismo português.
A prova decorreu no passado fim de semana na Expocentro, em Pombal, reunindo os melhores atletas do país. O barreirista do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) registou um tempo de 08.10 segundos, alcançando um novo recorde pessoal e estabelecendo, pela segunda vez esta época, o Recorde Regional de Viana do Castelo. Esta marca vinha-se mantendo inalterada há 23 anos, até à chegada do atleta a esta região.

Na prova de 60 metros barreiras, a concorrência era forte, com destaque para Abdel Larrinaga, do Sporting, vencedor das últimas quatro edições, e Edson Gomes, também do Sporting Clube de Portugal, que, juntamente com Ussumani Djumo, completaram o pódio.
No final da competição, o atleta natural de Armação de Pêra expressou a sua satisfação pelo resultado alcançado. “Dificilmente consigo descrever a emoção que foi conseguir alcançar o terceiro lugar individual no maior pódio de atletismo em Portugal, com um ótimo recorde pessoal de pista curta (08.10s). Quero aqui deixar um agradecimento especial ao meu treinador José Barros, ao meu presidente Fernando Alves e, claro, a todas as pessoas magníficas que me têm vindo a acompanhar neste maravilhoso processo: família, amigos e profissionais. Esta medalha sou eu que a recebo hoje, mas é nossa. Obrigado, sem vocês não seria possível a realização deste feito que me deixa completamente orgulhoso”, afirmou.
O atleta acrescentou ainda que “a época desportiva em pista curta termina sem dúvida da melhor maneira possível! Conquistar este pódio nacional dos melhores em Portugal é o resultado de muito trabalho, muita dedicação e muita confiança. Acreditei desde o meu início no Olímpico Vianense que iria conquistar este pódio já em 2025. Terminei a pista coberta super bem! Acho que nunca estive tão bem em toda a minha vida, foi fantástico, agora é continuar a treinar e focar-me nas próximas competições na pista ao ar livre, vai tudo dar certo”.

O presidente do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, Fernando Alves, destacou a qualidade e evolução do atleta. “O Ussumani tem um futuro brilhante pela frente. Quando chegou a Viana do Castelo, já trazia no seu palmarés o título de Campeão Nacional 2024 da segunda divisão por equipas. No Algarve, entre 2020 e 2023, somou 15 títulos de Campeão Regional em várias modalidades e subiu ao pódio 34 vezes, com 13 primeiros lugares, 12 segundos lugares e 9 terceiros lugares. Pelo Olímpico Vianense, esta época, já conquistou o título de Campeão Nacional 2025 da terceira divisão por equipas e arrecadou duas medalhas de ouro, uma na estafeta 4×400 e outra nos 60 metros barreiras. Além disso, bateu por duas vezes o Recorde Regional de Viana do Castelo nos 60 metros barreiras, um recorde que se mantinha inalterado há 23 anos”, salientou.
Fernando Alves aproveitou ainda para agradecer o apoio de diversas entidades, destacando o papel fundamental dos parceiros na evolução dos atletas do clube. “Mérito também para os nossos sócios, amigos e parceiros, que têm feito um excelente trabalho para que todos os atletas do Olímpico Vianense possam competir ao mais alto nível. Quero agradecer aos principais parceiros do clube: o Município de Viana do Castelo, a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, a Triauto, a Blisq Creative, o Grupo Quercia, a Gold Nutrition, as Confeitarias Santa Luzia e o Victor Silva Terapias Manuais, que nesta época apostaram no Olímpico Vianense para proporcionar aos atletas as melhores condições de bem-estar, treino e competição”, concluiu.

A Federação Portuguesa de Atletismo também fez um balanço positivo da época de pista curta, destacando os bons resultados alcançados pelos atletas nas competições nacionais. “Numa altura em que nos aproximamos do final da época de Pista Curta, a FPA está satisfeita pelos resultados obtidos pelos atletas nas competições do Quadro Competitivo Nacional. É fundamental que o Atletismo, a modalidade nacional mais medalhada em termos Olímpicos, seja vista com um papel de extrema relevância. Os desempenhos de excelência por parte dos atletas e respetivos clubes, suportados pelo trabalho dos seus técnicos e dirigentes, têm garantido mais visibilidade para o atletismo. A FPA quer continuar a investir continuamente nos diferentes quadrantes que envolvem as competições, de forma a garantir que os atletas tenham condições para continuarem a bater recordes pessoais, regionais e nacionais, conforme tem vindo a acontecer ao longo dos últimos fins de semana”, refere a entidade em comunicado.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir