Tavira foi a cidade que viu nascer José Martins. Na verdade, o homem hoje com 58 anos de idade nasceu na Serra de Santa Maria, a 13 de agosto de 1966. Diz ser irmão de Adão e Eva que, segundo a religião cristã, foram as duas únicas criaturas sem pai, nem mãe, tendo sido geradas diretamente por Deus. No entanto, o algarvio José Martins garante ser um terceiro ser humano criado por Deus e o que é certo é que o Estado português não consegue provar o contrário.
À CNN Portugal, José Martins explica que a sua mãe, Florência Viegas, veio a falecer poucas horas depois de dar à luz, vítima de uma grave hemorragia, agravada pela falta de acessos à Serra de Santa Maria, em Tavira, no Algarve. Com a morte da mãe, foi o pai de José quem ficou responsável por atribuir o nome à criança. Contudo, o nome da mãe não consta no registo e, por isso, aos olhos do Estado, José não é filho da mulher que o trouxe ao mundo.
Refere a mesma fonte que, à ausência do nome da mãe no registo soma-se um outro problema. É que o pai de José chama-se Custódio José Joaquim Rosa e o filho ficou registado como José Martins. “Já procurei ao longo dos anos, perguntei a muita gente da família, parentes de 4.º e 5.º grau e ninguém tem o nome Martins”, relata José à CNN Portugal. Como o pai de José faleceu quando este tinha apenas quatro anos, as falhas no registo nunca foram corrigidas.
“A República Portuguesa e o Estado português não provam de onde é que eu nasci, se nasci de uma mulher, se nasci do pó como dizem que Adão nasceu”, acrescenta José Martins. É por isso que o homem de 58 anos diz ser “irmão de Adão e Eva, porque acima de mim não tenho pai nem mãe, só tenho o pai que é Deus”.
Nos dias de hoje, este tipo de falhas são muito difíceis de ocorrer, mas, há 58 anos atrás, o mesmo não se podia dizer. Se a morte precoce da mãe e do pai de José Martins complicaram a tarefa de corrigir os dados do registo e de descobrir a origem do apelido Martins, o facto de os três irmãos da mãe terem todos falecido em 2020 tornaram esta correção praticamente impossível.
Para além disso, nenhum dos três tios de José teve filhos, pelo que este é o único herdeiro, apesar de não poder receber a herança da mãe, uma vez que esta nunca foi casada com o pai de José e porque, perante o Estado, não é progenitora de José. Também não pode receber a herança dos tios, dado que, oficialmente, os irmãos de Florência Viegas nunca foram tios de José.
Leia também: Conheça as pensões que não estarão abrangidas pelo aumento extraordinário de 1,25% em 2025