Adélia Maria celebrou, no passado sábado, o seu 100º aniversário, rodeada pela sua enorme família e muito amor.
Adélia nasceu a 17 de janeiro de 1925 em Montinho de Odeleite, Castro Marim, concelho onde hoje reside, na localidade de Monte Francisco. Contudo, a sua vida tem sido vivida em várias localidades do Algarve, tais como Alcaria Cova, no concelho de Alcoutim, Paderne e Ferreiras do Município de Albufeira, Boliqueime, no concelho de Loulé, e Conceição de Tavira.
Lecionou como regente escoar no então Ensino Primário durante dezasseis anos, profissão da sua enorme paixão, mas que teve que abandonar por ter sido colocada longe de casa, o que não se compatibilizava com a existência de filhos pequenos.
O gosto pelo ensino fê-la continuar a lecionar em casa, ensinando crianças a ler ou preparando-as para o exame de admissão, para prosseguimento de estudos. Posteriormente, foi operadora de posto dos CTT em Conceição de Tavira e auxiliar de ação educativa em Tavira, em Cabanas e em Vila Real de Santo António.
A partir dos 70 anos, após o ingresso na situação de aposentação, Adélia dedicou-se às suas superiores paixões: a leitura e a escrita. Durante vários anos devorou livros de autores consagrados, manifestando um gosto especial pela obra de Saramago, entre outros.
Em 2013, com 88 anos, publicou “Adélia e o seu tempo”, uma obra com as suas memórias onde relata ao pormenor a sua vivência em casa da tia Florinda Francisca, em Alcaria Cova, uma casa de considerável atividade agrícola, que lhe proporcionou vivências ricas e memoráveis.
A antiga professora do Ensino Primário tem cinco filhos, sete netos e sete bisnetos. Aos 100 anos, a audição e a visão são já muito frágeis mas a lucidez continua intocável.
A D. Adélia Maria está de parabéns pelo século de vida e de sabedoria!
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”