A região do Algarve não costuma passar despercebida nos World Travel Awards, também conhecidos como os Óscares do Turismo, e no final do ano passado o Algarve recebeu o título de Melhor Destino de Praia do Mundo. No entanto, agora, não falamos dos Óscares do Turismo. É que o Algarve está à porta dos Óscares do cinema por ser pano de fundo de um filme que pode ser o próximo nomeado português a marcar presença nesta cerimónia anual.
Chama-se “Percebes”, a curta-metragem portuguesa de animação candidata a uma nomeação para os Óscares. O anúncio dos nomeados foi adiado para dia 23 de janeiro, quinta-feira, por força dos incêndios que têm devastado a Califórnia. Até lá, Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, as responsáveis pelo filme, aguardam na esperança de verem a sua produção que tem o Algarve como cenário ser nomeada aos Óscares.
Trata-se de um documentário animado em aguarela e digital, que retrata o percurso de vida do molusco que dá nome ao filme, desde a sua formação até à fase em que chega ao prato dos restaurantes. O Algarve é o cenário da curta-metragem, onde as realizadoras aproveitam ainda para abordar questões, como a relação dos habitantes locais com o mar, o desenvolvimento do turismo na região o desordenamento da costa portuguesa.
Destaca a RTP que este filme venceu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy, em França e, de acordo com a Agência da Curta-Metragem, soma mais de uma dezena de outras distinções e 91 seleções em festivais.
“Percebes” é candidato a uma nomeação aos Óscares 2025
O facto de a curta-metragem fazer parte da lista de finalistas aos Óscares 2025, é também um reconhecimento do sucesso da mesma. No entanto, só no próximo dia 23 de janeiro é que se vai saber se “Percebes” será ou não um dos nomeados aos Óscares.
De salientar que a cerimónia dos Óscares 2025 vai realizar-se a 2 de março, em Los Angeles, na Califórnia.
Leia também: Britânicos elegem cidade com praia a sul de Lisboa como uma das mais bonitas da Europa