O evento de encerramento do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 teve lugar, no dia 26 de novembro, na Avenida da Liberdade e no Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel.
A Academia Iluminarte, também beneficiária do programa no âmbito de um projeto de Inclusão Social, acolheu e deu as boas-vindas a cada participante.
Este momento significativo marca o culminar de uma década de trabalho em rede e em concertação com as diversas entidades da região, tendo como foco o desenvolvimento sustentável e equilibrado da região do Algarve.
“O Programa CRESC Algarve 2020, aprovado em dezembro de 2014, foi um instrumento que mobilizou recursos e atores regionais, promovendo um modelo territorial e socioeconómico mais forte, competitivo, inclusivo e sustentável”, explica a CCDR Algarve em comunicado.
“Com uma dotação global de 318 milhões de euros, o programa apoiou mais de 1.500 operações, resultando em um investimento total superior a 500 milhões de euros”, acrescenta.
“Os resultados falam por si: foram criados 1.330 novos empregos e apoiadas 377 pequenas e médias empresas, contribuindo para um aumento da contribuição da região para o PIB nacional, que passou de 4% para 5%, promovendo a inovação, a qualificação e a inclusão social, além de melhorias na infraestrutura e serviços de saúde”, pode ler-se na nota.
Durante o evento foram destacados os resultados significativos alcançados, incluindo a criação da primeira infraestrutura de base tecnológica no Algarve, o fortalecimento da cooperação entre universidades e empresas, e o impulso à investigação na área da saúde.
A sessão de abertura contou com a presença de Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, e Cláudia Joaquim, presidente da AD&C e de Marika Sandell, representante da Comissão Europeia (DG Regio).
Aquiles Marreiros, vogal executivo do ALGARVE 2030, apresentou no primeiro painel, os resultados do CRESC Algarve 2020, destacando a absorção total da dotação estipulada para o programa, refletindo a eficácia na utilização dos fundos.
Seguiram-se dois painéis de discussão. O primeiro sobre a implementação da Política de Coesão na região, com intervenções de José Apolinário (Presidente da Comissão Diretiva do ALGARVE 2030), David Santos e Francisco Serra (ex-presidentes da Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020) e Laurent Sens, representante da Comissão Europeia (DG EMPL), moderado por Hugo Rodrigues do Sul Informação.
O segundo painel teve foco na competitividade e inovação no setor da saúde e contou com contribuições de Vítor Neto (presidente do NERA), Vitor Aleixo (presidente da Câmara Municipal de Loulé), Ana Marreiros (vogal executiva do Conselho de Administração da ULS Algarve) Inês Araújo (diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas) e Pedro Castelo Branco (presidente do Algarve Biomedical Center), conduzido por António Travassos (ex-secretário Técnico do CRESC Algarve 2020).
O evento culminou com uma sessão de encerramento, onde José Apolinário, João Rodrigues (vice-reitor da UALG) e Hélder Reis, secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional refletiram sobre resultados alcançados com os fundos europeus geridos na região e os desafios que permanecem, enfatizando a importância do próximo programa regional, ALGARVE 2030.
Durante a cerimónia, José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, enfatizou a importância do CRESC Algarve 2020 nos cuidados de saúde e na educação, sublinhando que a taxa de cobertura do ensino pré-escolar aumentou para 101%, superando a meta estipulada. “O Algarve não apenas se destacou em termos de crescimento econômico, mas também fez avanços significativos na qualidade de vida de seus cidadãos”, afirmou Apolinário.
A mostra de projetos apoiados pelo CRESC Algarve 2020, que ocorreu em paralelo ao evento, foi uma oportunidade para apresentar os projetos inovadores: SPIC, Academia Iluminarte, Unidade de Saúde Móvel da Proteção Civil de São Brás de Alportel, Vetstoyou, Prato Certo, Cann Prisma PHARMA, Centro de Simulação Clínica, Centro ABC, Centro de Ciência Viva de Lagos, Medronhito do Caldeirão, LS Engenharia, S2Aquacolab e Água de Monchique.
Esses projetos refletem “o compromisso da região em promover a inovação e a qualidade dos serviços prestados à população, demonstrando os resultados tangíveis do investimento em áreas estratégicas”.
O evento também proporcionou uma reflexão sobre o futuro, e sobre o programa regional ALGARVE 2030, reforçando as escolhas na competitividade das empresas, qualificação dos recursos humanos e de desenvolvimento sustentável da região.
“O encerramento do CRESC Algarve 2020 não é apenas um ponto final, mas um marco na trajetória de desenvolvimento do Algarve, assumindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional a sua missão de dinamização do desenvolvimento regional para construir um futuro mais justo e sustentável para todos”, conclui a CCDR Algarve.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço