O Município de Albufeira vai assinalar o Dia Internacional da Educação com o seminário “Inspira-te! A Inteligência Emocional em Contexto Educativo”, que decorrerá no próximo dia 25 de janeiro (sábado), das 9:00 às 18:00, no Auditório Municipal de Albufeira.
Este seminário contará com vários painéis temáticos moderados por Fátima Lopes, apresentadora de televisão, escritora e oradora nas áreas de Motivação, Desenvolvimento Pessoal e Comunicação, além de fundadora da plataforma Simply Flow.
A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou o 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação. A educação é reconhecida como um direito humano fundamental e uma responsabilidade dos governos e autarquias. “Sem uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, os países não conseguirão alcançar a igualdade nem quebrar o ciclo da pobreza que ainda afeta milhões de crianças, jovens e adultos”.
Atualmente, 250 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 763 milhões de adultos são analfabetos.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, afirma que “está na hora de quebrar este ciclo negativo”, destacando que a Educação é uma prioridade estratégica do município. Sublinha o investimento não só na construção e manutenção de infraestruturas, mas também na criação de condições que promovam o sucesso educativo, como seminários, palestras e ações de sensibilização para pais, educadores e alunos.
Desde 2007, Albufeira integra a Rede Territorial das Cidades Educadoras, refletindo o compromisso da autarquia com políticas educativas inclusivas e participativas, promovendo a reflexão, o debate e a partilha de boas práticas a nível local, nacional e internacional.
A sessão de abertura do seminário está agendada para as 9:30, com intervenções de José Carlos Rolo e da vereadora da Educação, Cláudia Guedelha.
Programa do Seminário:
Painel I – A Inteligência Emocional
- “Inteligência Emocional – Abordagem Científica” por Teresa Andrade (Doutorada em Psicologia e Investigadora em Saúde da Pedagogia e Neuropsicologia).
- “Inteligência Emocional, a Educação e Prevenção da Violência” por David Sousa (Presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional).
Painel II – A Inteligência Emocional em Contexto Educativo
- “As Emoções em Meio Escolar” por Manuela Queirós (Coordenadora Nacional do Projeto CIEE – Clube de Inteligência Emocional na Escola).
Painel III – Parentalidade Consciente
- “Educar com Mindfulness” por Mikaela Övén (Fundadora da Academia de Parentalidade Consciente e instrutora certificada de Mindfulness).
- “O Encontro entre a Família e a Escola – Breve Reflexão” com Daniela Marto, Sabino Soares e Cláudia Guedelha.
Painel IV – Gestão Emocional: Que Caminhos?
- “As Emoções e os Processos de Ensino e Aprendizagem” por Dulce Gonçalves (Professora Doutorada em Psicologia da Educação).
- “Relação Corpo e Mente” por Sérgio Brandão (Professor de Educação Especial e Investigador na Universidade do Minho).
Painel V – Modelos de Intervenção nas Escolas: Boas Práticas
- “Mimo Meu” por Mara Guerreiro (Psicóloga Clínica).
- “DROPI” por Sandra Diogo (Psicóloga e Técnica do PNPSE).
- Projeto “SER” – Partilhas por Eugénia Cabral, Marta Cunha e Anabela Mesquita.
A sessão de encerramento está marcada para as 18:00.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer