O Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a desenvolver um conjunto de ações de sensibilização nas escolas do concelho, abrangendo cerca de 1.500 alunos, desde o Jardim de Infância até ao ensino secundário. Adaptadas a cada faixa etária, estas iniciativas são conduzidas por diversos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, contando com a colaboração de bombeiros, agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e nadadores-salvadores. As ações, que tiveram início em janeiro, decorrem até ao final do presente ano letivo e envolvem 636 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, 689 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 115 do ensino secundário.
Cada programa de sensibilização segue um modelo específico, sempre com a presença das mascotes Valentim e Valentina, duas figuras de cão-de-água, conhecidas pela sua simpatia, coragem e espírito pedagógico.
Entre os programas destaca-se “Os Heróis da Proteção Civil”, estruturado para os diferentes níveis de ensino. Para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo (1.º ao 3.º ano), Valentim e Valentina transmitem ensinamentos através de vídeos educativos, abordando temas como Segurança na Rua, Incêndios e Fenómenos Naturais. O objetivo é fomentar desde cedo a adoção de regras e medidas de autoproteção. No final, cada participante recebe um Kit de Emergência, composto por um saco/mochila, um apito e uma lanterna a dínamo.
Para os alunos do 4.º ano, o programa “O Primeiro Socorrista” ensina técnicas básicas de primeiros socorros e a forma correta de realizar uma chamada para o 112. No final da sessão, as crianças recebem um cartão de “Primeiro Socorrista” e um kit semelhante ao dos alunos mais novos, mas com um detalhe especial: vem incompleto. Cabe às crianças completá-lo em casa, em conjunto com a família, seguindo duas listas de verificação, uma para o Kit de Emergência e outra para o Kit Pet – Animal de Emergência.
Para os alunos mais velhos foram desenvolvidas três outras ações. A primeira, “A Importância do Cidadão na Proteção Civil”, destina-se aos estudantes do 5.º ao 8.º ano e envolve não só os técnicos municipais, mas também um agente da Autoridade Marítima Nacional/Polícia Marítima (AMN/PM) e três nadadores-salvadores da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), que se revezam nestas sessões.
No ensino secundário, a abordagem é diferente. Quando os técnicos municipais chegam às escolas acompanhados pelas mascotes e por dois agentes da GNR, a ação centra-se no tema “Substâncias Psicoativas”, esclarecendo os jovens sobre os efeitos prejudiciais do consumo de drogas e o impacto que estas podem ter na saúde e no bem-estar.
Por fim, o programa “Aprender a Salvar/SBV” foca-se no ensino de Suporte Básico de Vida (SBV), contando com a presença de um técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil, um ou dois Técnicos de Ambulância de Socorro (TAS) dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA) ou da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Silves/Albufeira (CVP).
O presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca que esta é “uma preocupação deste Executivo, proceder à educação de crianças e jovens para que adotem práticas de segurança no dia-a-dia”. Além da transmissão de conhecimentos e técnicas, “estas ações visam também desenvolver nestas faixas etárias a capacidade de manterem a calma em situações de emergência e de como atuar com eficácia para a sua proteção e a dos outros, evitando estados de pânico em eventuais situações de risco”, conclui o autarca.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir