Durante sete anos, o restaurante Essência foi o lugar eleito por milhares de algarvios e turistas internacionais para almoçar e jantar. O estabelecimento que nasceu em Vila Nova de Cacela mudou-se ao fim de um ano para Manta Rota e foi em frente à praia com o mesmo nome que fez sucesso. A 7 de janeiro de 2025, serviu-se o último jantar no Essência, mas o restaurante não fechou sem antes dar uma novidade aos clientes.
Quer fosse para provar o arroz de marisco, ou para comer os filetes de robalo com açorda de gambas ou até mesmo as tradicionais amêijoas à bulhão pato, o Essência era a opção ideal. Localizado no passadiço de acesso à Praia de Manta Rota e com vista para o areal, este restaurante foi durante anos elogiado pela diversidade de pratos que oferecia.
De salientar que o Essência nasceu em 2018, em Vila Nova de Cacela, mas o sucesso inicial levou os proprietários a procurar um espaço mais amplo que permitisse receber clientes no seu interior, durante os meses mais frios. Avança a NiT que encontraram um local privilegiado em Manta Rota e em 2019 mudaram-se. A pandemia ditou o primeiro encerramento do Essência, que no verão de 2020 voltou a abrir, encerrando uma vez mais no início do outono, após a implementação de mais medidas restritivas como consequência da Covid-19.
Só em 2022 voltaram a abrir o espaço para apenas o encerrarem de vez a 7 de janeiro de 2025. No entanto, o restaurante não fechou sem antes dar uma novidade a todos os seus clientes. É que o Essência não voltará a receber pessoas em Manta Rota, mas os proprietários vão inaugurar em fevereiro um novo restaurante. Chama-se Al.fama e está localizado no número 15 da Rua Infante Dom Henrique, em Cabanas de Tavira.
“Connosco levamos boas memórias e a promessa de continuar com a mesma qualidade no serviço e simpatia. Não será o fim do livro, mas sim o fim de um capítulo que nunca esqueceremos”, destaca a gerência nas redes sociais do Essência. É caso para dizer que se trata de um adeus ao arroz de marisco em Manta Rota e um olá às “mariscadas” em Cabanas de Tavira.
Leia também: Este destino turístico paradisíaco a menos de 1h do Algarve é famoso pelas suas praias de água cristalina