A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro abriu as inscrições para a 6.ª edição do Fartoon – Mostra Internacional de Cartoons de Faro, que decorrem até 31 de maio de 2025.
O evento, que se consolidou como um marco cultural na região, terá como tema “Pensar Liberdade, Construir Democracia”, celebrando os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um momento histórico que devolveu a liberdade e a democracia a Portugal.
A participação está aberta a todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, de forma individual ou em grupo, sendo a inscrição gratuita. Para participar, basta preencher uma ficha de inscrição e enviar os trabalhos para o e-mail da organização: [email protected]. Cada participante pode submeter até três obras.
Os trabalhos serão avaliados por um júri composto por cinco elementos, sendo as obras selecionadas expostas em Faro, entre julho e dezembro de 2025, em diferentes locais, com possibilidade de itinerância por outros concelhos do Algarve.
Esta edição do Fartoon convida artistas de todo o mundo a explorar, através do humor e da criatividade, a importância de preservar e fortalecer a democracia. Mais do que uma celebração, o evento propõe uma reflexão sobre os valores democráticos e o seu papel como pilares fundamentais da sociedade, fomentando uma discussão intergeracional sobre o futuro dessas conquistas.
Num contexto global de desafios às liberdades fundamentais, o Fartoon apresenta-se como uma plataforma de expressão artística e diálogo, onde o cartoon atua como uma linguagem universal, capaz de sensibilizar e unir diferentes gerações em torno da defesa da democracia.
“Este ano, mais do que nunca, queremos destacar a importância de cuidar da nossa democracia para que ela permaneça viva e forte para as gerações vindouras. Os cartoons têm um papel essencial em nos ajudar a refletir sobre essas questões de maneira crítica, mas também com leveza e humor”, destaca Paulo de Oliveira Botelho, presidente da Direção da Faro 1540.
Desde a sua criação, o Fartoon tem promovido a liberdade de expressão e a criatividade através do humor gráfico, contando com a participação de artistas de todo o mundo. Este ano, espera-se que o festival reúna dezenas de obras impactantes, que abordem o tema “Pensar Liberdade, Construir Democracia”, proporcionando ao público uma experiência enriquecedora de arte e reflexão.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, era refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes