O Octant Évora, no coração do Alentejo, volta a homenagear as tradições e a cultura da região, e no dia 17 de agosto vai realizar a cresta, extração e recolha de mel dos apiários na Herdade do Perdiganito.
“Com a duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, esta atividade tem início às 9:30, é indicada para todas as idades, e permite participar numa das ancestrais tradições do montado alentejano”, explica o Octant Évora em comunicado.
Vestidos a rigor com fatos de apicultor e guiados pelo produtor local e especialista em apicultura, Paulo Pirata, “os participantes vão ficar a conhecer o processo de extração do mel, e aprofundar conhecimentos sobre a importância das abelhas no ecossistema. Como manda a tradição, no final da atividade é possível levar para casa uma recordação”.
O manejo dos colmeais, em harmonia com a dinâmica climática e a biodiversidade natural permite a recolha de mel no Alentejo, reconhecido pela sua pureza e pelos aromas da flora da região, como alecrim, rosmaninho, poejo, entre outros.
O valor da atividade é de 35 euros por pessoa e, para realizar a inscrição, é necessário enviar email para [email protected] ou contactar através do número telefónico 266 248 530, até dia 16 de agosto.
Leia também: Longe da confusão, há uma praia do Algarve que está deserta até no verão