“Crer para ver” é o mote da acção de sensibilização que o município de Albufeira está a promover para assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca, celebrado no dia 15 de Outubro.
Entre as 15 e as 17 horas, o Parque Lúdico da cidade serve de cenário a diversas actividades com o objectivo de chamar a atenção para a igualdade de oportunidades, autonomia, participação e independência de pessoas portadoras de deficiência visual. A iniciativa é organizada pela Câmara de Albufeira com o apoio da ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
O Parque Lúdico, junto à rotunda dos Golfinhos, vai ser transformado num cenário de esplanada situada numa rua movimentada e os participantes serão convidados a percorrer um circuito de olhos vendados com o auxílio de uma bengala. “O objectivo é promover a consciência da população para as dificuldades e necessidades diárias das pessoas com deficiência visual”, diz a autarquia em nota de imprensa enviada esta segunda-feira às redacções.
O circuito será dinamizado pela ACAPO de Faro, parceira da iniciativa. Paralelamente a esta acção, decorre uma exposição de produtos e equipamentos de apoio, que facilitam a mobilidade e a igualdade de capacidades a pessoas cegas ou com baixa visão.
O Dia Mundial da Bengala Branca foi estabelecido pela Federação Internacional de Cegos com o intuito de reconhecer a independência das pessoas com deficiência visual, a sua plena participação na sociedade e autonomia no dia-a-dia. A bengala branca simboliza a livre movimentação da pessoa cega.