Inovar é a palavra de ordem sempre que se fala em iniciativas da Águas do Algarve na área da comunicação e desta vez a empresa volta a não deixar os créditos em mão-alheia, ao propor um concurso de BD (banda desenhada) para sensibilizar a população para as questões ligadas à água, saneamento e ambiente.
Uma forma de sensibilização das camadas mais jovens da população, mas que acaba por ser dirigida a todos, assente num concurso dividido em duas categorias, dos treze aos 18 anos e maiores de 19 anos.
Ao concurso “Tu e o Ambiente” podem chegar trabalhos até 30 de Maio e a iniciativa reserva aos concorrentes uma mão cheia de prémios muito aliciantes e que podem ser descobertos no sítio on-line da empresa, tal como o regulamento da iniciativa. (VER)
O desafio é o de contar em BD o que cada artista, ou os heróis por si criados, estão dispostos a fazer para salvaguardar o ambiente.
Comunicar para sensibilizar
Falar de água, ambiente e de todas as questões envolventes é um assunto da maior seriedade, mas até os temas mais sérios podem ser tratados e divulgados das formas mais diversas, socorrendo-se de diferentes suportes de comunicação.
Este é o desafio que há anos a Águas do Algarve persegue com uma política de comunicação afinada ao milímetro na área da sensibilização ambiental e para as questões ligadas ao mais precioso dos líquidos, a água. Afinal a empresa tem a cargo os sistemas multimunicipais do Algarve de água e de saneamento e na, óptica das políticas de responsabilidade social e das boas práticas para a sustentabilidade, o desenvolvimento de acções que coloquem na agenda diária os problemas e desafios que se põem nestas áreas é mais do que um querer e constitui um verdadeiro dever.
A transversalidade como desafio comunicacional
Os dias abertos nas instalações da Águas do Algarve, as acções de rua e a presença nos mais variados palcos e iniciativas, são uma constante da Águas do Algarve ao longo dos anos, a par de uma interacção com a área educativa e escolar que a empresa sempre assumiu como imprescindível para o sucesso das suas campanhas.
Mas o grande desafio da comunicação de uma empresa que tem de fazer chegar a sua mensagem a toda a sociedade, porque todos são afectados pela sua acção, é a transversalidade social da comunicação.
Para a Águas do Algarve não há idades nem estratos sociais, não há habilitações nem outro qualquer enquadramento que distinga o público-alvo, “trata-se de comunicar para todos, porque todos os algarvios são o nosso universo de consumidores”, refere Teresa Fernandes, responsável pela comunicação da Águas do Algarve.