Quem aterra no aeroporto de Lisboa e se dirige para a zona de entrega de bagagens fora de formato, dificilmente não verá as dezenas de malas perdidas que se encontram num monte, junto a uma parede. Talvez por isso seja mais acreditar quando se veem publicações no Facebook que alegam que a bagagem perdida do Aeroporto Humberto Delgado está a ser vendida a dois euros, cada unidade.
“Isto não é um leilão! Vendemos bagagem perdida por dois euros!”, lê-se no post que está a circular no Facebook. Para além disso, o mesmo avança que a compra pode ser feita através de uma página online, alegadamente associada ao Aeroporto de Lisboa. Os comentários que se leem transparecem uma aparente satisfação por parte dos “clientes”.
“Encontrei uma enorme quantidade de roupa de marca, um Macbook, bem como óculos de sol Ray-Ban e tinha dinheiro na carteira”, diz um dos comentários a esta publicação. Embora a proposta seja tentadora, o Polígrafo já confirmou junto da ANA Aeroportos que estamos perante uma “publicação fraudulenta”. Em causa está um “situação” que “já foi denunciada ao Facebook / META e sobre a qual a ANA já se encontra a agir judicialmente”.
Esta fraude procura obter os dados bancários dos visados. É por esse motivo que a ANA Aeroportos, responsável pela concessão do Aeroporto de Lisboa, está a “efetuar todos os esforços para que esta página seja eliminada e os responsáveis sejam legalmente responsabilizados por este ato ilícito”.
Leia também: A praia com a água mais quente de Portugal fica no Algarve. Saiba como chegar lá