A acne é uma doença cutânea (inflamação da pele) causada pela obstrução dos poros por gordura, formando-se em consequência pontos brancos ou negros, borbulhas e pústulas. É mais frequente na adolescência, manifesta-se sobretudo no rosto, costas, peito e ombros. Os rapazes são as principais vítimas. É promovida pelas alterações hormonais próprias desta fase da vida, estimulam as glândulas sebáceas (produtoras de gorduras). Quando o poro se encontra tapado, desenvolve-se uma inflamação profunda que se manifesta por uma pápula avermelhada (borbulha) e nas situações mais complicadas podem surgir nódulos de pus. A idade é determinante no aparecimento da acne, mas há outros fatores que a favorecem, é o caso de certos medicamentos e cosméticos.
De acordo com a sua gravidade, a acne poderá ser ligeira a moderada ou grave. Nos casos ligeiros a moderados podem ser tratados com produtos da farmácia, os graves exigem obrigatoriamente a intervenção de um médico.
A prevenção e a base da terapêutica passam obrigatoriamente pela higiene cuidada da pele: lavagem da pele com produtos de limpeza suave e não mais de duas vezes por dia (as lavagens excessivas irritam a pele estimulando ainda mais a produção de gordura); é importante optar por produtos cosméticos sem óleo com a finalidade de diminuir a irritação, a seborreia, a inflamação e para restabelecer a hidratação cutânea.
Para o tratamento da acne as opções são variadas. O objetivo é retirar o excesso de gordura à superfície da pele e evitar o agravamento das lesões. Na acne de ligeira a moderada, habitualmente o tratamento é feito através da aplicação tópicas de diferentes substâncias que promovem uma melhoria do estado da pele e das lesões.
Nos homens deve haver o cuidado elementar ao fazer a barba (existem espumas e cremes de barbear contendo na sua composição peróxido de benzoilo, uma substância com propriedades antibacterianas e que favorece o desaparecimento dos pontos brancos ou negros. É recomendado que quem tem acne se deve proteger das radiações solares, não só porque a exposição solar pode agravar a acne, mas também porque a maioria dos produtos usados no tratamento tópico ou oral para a acne pode tornar a pele mais sensível ao sol. Também a escolha de protetores solares deve estar dentro da gama dos produtos sem óleo.
Convém esclarecer que há ideias não fundamentadas que correm acerca da acne. Ela não surge devido à falta de higiene; o chocolate, os fritos e os frutos secos não provocam acne; como se referiu atrás, lavar a cara muitas vezes ao dia não ajuda a combater a acne. Em caso algum se devem espremer as borbulhas pois pode levar ao aparecimento de cicatrizes irreversíveis.
A título de informação geral, as opções de tratamento são variadas: fazem-se através da aplicação na pele de diferentes substâncias, como é o caso do já referido peróxido de benzoilo, casos havendo em que o tratamento passe por um antibiótico; podem usar-se cremes que atuam através da secagem das borbulhas e contêm ácido salicílico.
É fundamental que o doente mantenha a pele limpa. Não use esfoliantes (substâncias que limpam e promovem a renovação celular da pele, eliminando células mortas e impurezas através da descamação) visto que podem piorar a acne. Convém não esquecer que o stress não provoca a acne, mas pode agravá-la. Por último, evitar maquilhagem com produtos não adequados para pele oleosa.
Leia também: Os equívocos e os paradoxos em torno da guerra colonial, uma História adventícia | Por Mário Beja Santos