Um comboio Alfa Pendular e um camião, colidiram esta quarta-feira, numa passagem de nível perto de Vale Santarém. Do acidente, resultou a morte do condutor do veículo pesados. Iam 12 passageiros no comboio.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta foi recebido às 18:56, no concelho de Santarém.
Fonte da CP, disse à Lusa que recolheu informação junto da Infraestruturas de Portugal e adiantou que o mecanismo automático da passagem de nível estava a funcionar corretamente.
No entanto, a investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) revelou que, um camião precisa de mais tempo para atravessar a via-férrea do que aquele que o comboio demora a chegar ao local. Existe assim uma discrepância em segundos.
Isto acontece também, atendendo às características da estrada, que tem curvas apertadas. Foram feitos testes com um camião semelhante e a conclusão foi esta: um camião precisa de mais 25 segundos para atravessar o canal ferroviário.
A passagem foi automatizada há 15 anos e desde ai, nunca foi alterada. Ou seja, mais acidentes podem acontecer, uma vez que será impossível um camião atravessar a linha no tempo estipulado.
A novembro de 2016, um acidente semelhante foi registado. O camião pesado ficou preso dentro da passagem de nível e foi abalroado por um comboio, uma vez que as barreiras tinham fechado. O ajudante de motorista acabou por perder a vida.
Relacionado:
Alfa Pendular abalroa camião e obriga corte da Linha do Norte nos dois sentidos