10 distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo devido a previsões de chuva intensa, trovoada, granizo, vento forte e agitação marítima entre domingo e segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira devido a chuva por vezes forte e possibilidade de trovoada e granizo. Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, o aviso estará ativo entre as 06h00 e as 12h00 de domingo, noticia o Observador.
Além disso, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido a vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, entre as 06h00 e as 09h00 de domingo.
Na segunda-feira, a previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros coloca os distritos da Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo, entre as 00h00 e as 11h00.
A agitação marítima também motivou avisos amarelos para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga. Nestes distritos, prevêem-se ondas de sudoeste entre 4 a 5 metros, que passarão a ondas de noroeste na segunda-feira. Este aviso estará ativo entre as 06h00 de domingo e as 11h00 de segunda-feira.
Além do continente, a ilha da Madeira e o grupo oriental dos Açores também estão sob aviso amarelo. Na Madeira, a precipitação persistente afeta a costa sul e as regiões montanhosas entre as 21h00 de sábado e as 03h00 de domingo. Nos Açores, o aviso está em vigor até às 16h00 de sexta-feira devido a chuva pontualmente forte.
A Proteção Civil apelou à população destes 10 distritos que estarão em aviso amarelo para adotar comportamentos preventivos, como evitar atividades no mar, ter cuidado ao circular em áreas arborizadas e junto à orla costeira, e estar atento ao risco de inundações, transbordos de rios e piso rodoviário escorregadio.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve