O restaurante Sála, de João Sá, em Lisboa, retoma o projeto “Sommelier Dinner Series” com um jantar exclusivo inteiramente dedicado ao universo vínico, que conta com a participação da sommelière Maria Laura Vitor. Nesta edição, os vinhos voltam a assumir o papel principal, acompanhados por pratos criados especialmente para a ocasião, garantindo uma harmonização perfeita. O evento acontece já no próximo dia 8 de abril e será uma experiência limitada a apenas nove convidados, com uma seleção de oito vinhos excecionais.
A iniciativa nasceu em 2023 pelas mãos do chef João Sá, que agora entrega o desafio à sua sommelière, Maria Laura Vitor.

Para esta primeira edição de 2025, as Sommelier Series contam com a parceria da Fermentuition, e os participantes serão convidados a explorar as propostas de uma forma irreverente, quase transgressora, mas sempre sensível e vibrante, tal como o próprio João Sá. Desta vez, o foco estará nos vinhos franceses, com especial destaque para a região de Bourgogne (Borgonha), numa seleção notável da Domaine Ponsot. A noite inicia-se com o Champagne Pierre Péters, conhecido pela sua efervescência delicada e notas cítricas, elegante e alegre. Segue-se um desfile de vinhos da adega Ponsot, com algumas raridades que acompanham o produtor, como o Clos de la Roche 2007 ou o Morey Saint Dennis 1ºer Cru Clos de Monts Luisants Monopole 1998.

“É sempre com muita alegria que o chef João Sá cria estas oportunidades para dar palco aos vinhos que também o apaixonam e o complementam enquanto chef. Estes jantares são momentos muito especiais, são como um ritual ao qual procuramos trazer a maior dignidade, e achamos que funcionam melhor num registo intimista, já que estamos a falar de vinhos que tocam profundamente. Nesta edição, escolhi vinhos das regiões de Borgonha e que têm uma história única e uma autenticidade com a qual me identifico, e que acho que merece ser partilhada”, refere a Sommelière Maria Laura Vitor.
Maria Laura Vitor, algarvia de gema, deixou Tavira aos 27 anos e uma carreira ligada ao desporto para seguir a sua verdadeira paixão pelos vinhos, mudando-se para Lisboa para frequentar o curso de escanção.

Ingressou no Sála pouco antes da conquista da primeira estrela Michelin e é, atualmente, a principal responsável pela carta de vinhos, que percorre sobretudo o território nacional, abrangendo praticamente todas as regiões de Portugal, com algumas incursões internacionais. É reconhecida pelas suas escolhas pouco óbvias e inesperadas, que transformam a experiência vínica à mesa num momento surpreendente.
Neste jantar existem apenas nove lugares disponíveis e o valor da experiência é de 260 euros.
Leia também: Fim dos voos low-cost? Este comboio de 400 km/h vai conectar Portugal à Europa