O Município de Tavira apoia, num investimento total de 14.400 euros, o Projeto Cultural de Escolas (PCE), o qual integra o Plano Nacional das Artes e, consequentemente, a contratação de artistas residentes – PAR (Projeto Artista Residente).
“No Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia é intenção dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos artistas André Conde e Genoveva Faísca. Quanto ao Agrupamento de Escolas D. Manuel I o projeto será levado a cabo pela artista Margarida Mestre”, explica a autarquia em comunicado.
A residência dos artistas terá a duração de seis meses e privilegiará “processos artísticos, culturais e criativos, bem como a produção de um diário de residência artística, através de texto, imagem, vídeo e/ou som, para registo documental e eventual divulgação ou elaboração de recurso pedagógico, nomeadamente, formações dirigidas a professores”.
O Projeto Cultural de Escola (ainda que possa incluir uma programação anual de atividades) define-se pelo seu caráter transformador e transdisciplinar e visa abordar e destacar uma questão premente da comunidade educativa.
Ao implementar o Projeto Artista Residente, o Município considera “estar a prestar um forte e importante contributo na evolução do Projeto Cultural de Escola”.
Leia também: Gota Fria chega a Portugal: Saiba quais as regiões mais afectadas e o que esperar