A cidade de Albufeira prepara-se para receber a 4.ª edição do Seafest, que decorre entre os dias 17 e 19 de abril, na Praça e Praia dos Pescadores. O evento, já considerado uma referência no calendário festivo da região, apresenta um programa diversificado, repleto de atividades destinadas a famílias e jovens.
Além dos jogos tradicionais e de um ambiente voltado para o convívio familiar, a edição de 2025 inclui também um workshop de skate e um dia aberto dedicado ao surf, permitindo a participação gratuita em experiências ligadas ao mar e ao desporto.
O cartaz musical é um dos pontos altos da iniciativa. O palco será animado por Carolina Deslandes no dia 17 de abril, Richie Campbell a 18 de abril e Ivandro no encerramento, a 19 de abril. Os concertos, tal como todas as atividades do festival, são de entrada livre.
A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio do Município de Albufeira.
“’O Albufeira Sea Fest’ está já firmado no gosto das famílias portuguesas. Temos a informação de que muito do turismo interno vem para Albufeira nesta data porque sabe que vai ter gratuitamente diversas atividades para os jovens, grandes concertos, múltiplas propostas recreativas e tudo isso com um excelente clima, gastronomia saudável e alojamento de elevada qualidade”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que é um entusiasta desta “festa da juventude e famílias”.
A origem deste evento coincide com a vontade conjunta da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal em proporcionar momentos de descontração durante as miniférias da Páscoa, promovendo, simultaneamente, o talento artístico local e a visibilidade das associações desportivas do concelho.
Ao longo das anteriores edições, o Seafest tem dado palco a artistas e bandas emergentes da região. Em 2022, atuaram Ben & The Pirates, Quiassaca, Pachá, No Time to Waste, Ehliu, Carlos Baga e vários DJ’s. Já em 2023, Carlão, vocalista dos Da Weasel, foi o nome em destaque. Na edição de 2024, Expensive Soul, Hybrid Theory e GNR atraíram uma multidão à Praia dos Pescadores.
O evento combina a música ao vivo com diversas atividades ao ar livre, como demonstrações de skate, provas de bodyboard, sessões de exercício físico à beira-mar, além das tradicionais tasquinhas, com produtos regionais, e das mostras de artesanato das coletividades locais.
“Fazemos com uma enorme satisfação o Albufeira Sea Fest, com os albufeirenses, para os albufeirenses e para todos aqueles que nos querem visitar. É como uma grande festa da família que se prepara para a azáfama dos exames e do verão turístico. Está firmado como um cartaz de sucesso no calendário anual das famílias”, diz Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador da Juventude e Desporto, afirmando ainda que em breve serão reveladas ainda mais novidades. Por enquanto, assegura, “80 por cento dos jovens de Albufeira aguarda estas datas para apontar nas suas agendas. Mas não são os únicos do país a fazê-lo, porque somos um destino seguro, divertido e saudável”.
Leia também: Adeus, Espanha: portugueses ‘esfregam as mãos’ com britânicos rejeitados por ‘nuestros hermanos’
