O programa “Férias Ativas”, promovido pelo Município de Castro Marim e que existe há mais de uma década, foi distinguido na última semana com o prémio de qualidade “Campo de Férias” pela Cidade Social.
Este prémio de excelência autárquica, na área do desporto, reconhece o programa “Férias Ativas” e é revelador das boas práticas implementadas no mesmo, destacando ainda “o empenho e colaboração de todos os intervenientes envolvidos, que durante as pausas letivas da Páscoa e do verão ocupam os tempos livres das crianças do concelho”.
O programa foi premiado também pelo seu compromisso com “a excelência autárquica e pelo seu impacto positivo na comunidade”.
“As Férias Ativas têm como objetivos principais proporcionar às crianças e jovens do concelho uma ocupação de tempos livres diversificada, possibilitando-as a vivência de situações desportivas e socioculturais, evitar o sedentarismo, fomentar a integração e o convívio social, além de criar novas competências físicas e comportamentais”, explica a autarquia castromarinense em comunicado.
A iniciativa tem também como objetivo ser “uma estratégia de apresentação e informação aos jovens sobre toda a oferta existente no concelho, que inclui o associativismo e atividades na Biblioteca Municipal e nas Piscinas Municipais de Castro Marim”.
As Férias Ativas de Castro Marim são “ecléticas, inclusivas, gratuitas e promovem experiências tão distintas como o golfe, vela, canoagem, carpintaria e até hortofruticultura e calcetaria”.
O Município de Castro Marim afirma que “tem investido e apostado anualmente nesta iniciativa, esforçando-se continuamente por apresentar atividades diferenciadoras e úteis para os jovens, tornando-se num apoio para os encarregados de educação a cada interrupção letiva”.
As crianças e jovens com necessidades educativas especiais também tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa, com férias adaptadas em instituições especializadas, cuja participação foi assegurada pelo Município de Castro Marim.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência