A vila de São Brás de Alportel é, atualmente, o local de residência da mulher mais idosa de Portugal. Maria da Conceição prepara-se para celebrar 113 anos no próximo dia 22 de dezembro, uma data que será assinalada com uma comemoração especial.
A celebração do aniversário está marcada para as 15:00 e terá lugar no novo edifício da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, instituição onde Maria da Conceição reside e é carinhosamente tratada por “Rainha”.
Nascida em 1912, Maria da Conceição veio ao mundo dez anos antes da histórica travessia aérea do Atlântico Sul realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, feito que permanece vivo na memória coletiva do concelho através da réplica do hidroavião Santa Cruz, exposta em São Brás de Alportel.
Ainda em criança, testemunhou a criação do concelho de São Brás de Alportel e, ao longo da sua longa vida, atravessou alguns dos períodos mais marcantes da história contemporânea portuguesa. Viveu os anos da ditadura, acompanhou os efeitos da Guerra Colonial, assistiu à instauração da democracia com a Revolução de 25 de Abril e presenciou a integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia, entre muitos outros acontecimentos que moldaram o país ao longo de mais de um século.
Com mais de cem anos de experiências acumuladas, Maria da Conceição representa uma vida profundamente ligada às tradições da sua terra. A sua história é marcada por valores como a tolerância, a serenidade, o amor ao próximo e o gosto pelo convívio.
Leia também: Maria da Conceição celebra 113 anos no Lar da Misericórdia de São Brás de Alportel
















