A Casa do Amparo, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à solidariedade social, tem vindo a desenvolver iniciativas educativas e de sensibilização através do projeto de voluntariado “Oficina do Livro com Edmar”, onde se abordam temáticas como a xenofobia, o racismo, a inclusão social, o meio ambiente e o empoderamento pessoal.
Este projeto tem por base o livro “O Gueto das Nações”, da autoria de Edmar da Silva, e está ativo desde 2020 na Escola Dom Manuel de Tavira. Durante três anos consecutivos, foram realizadas oficinas semanais com alunos do 4.º ao 8.º ano de escolaridade, que culminaram na criação de novas histórias com as personagens do livro original.
O trabalho desenvolvido com os alunos permitiu adaptar os conteúdos curriculares através da escrita criativa e da ilustração, promovendo o pensamento crítico e a consciência ambiental e social. O envolvimento foi tal que foram realizadas assembleias para eleger as melhores histórias produzidas, numa verdadeira dinamização da leitura e da cidadania em contexto escolar.
Agora, em abril, a Casa do Amparo prepara-se para lançar o novo livro “O Sonho de Dâmia”, que conta a história de uma gota de água que sonha visitar a Terra, mas vê esse desejo limitado pela seca extrema que assola o planeta. Na sua busca por uma solução, Dâmia viaja pelo universo dos contos clássicos e encontra conselhos preciosos.
Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, o promotor da leitura Edmar Silva dinamizará várias oficinas do livro em escolas do concelho de Tavira, partilhando com os mais jovens o poder transformador da leitura e da imaginação.
Leia também: Sem espaço na cozinha? Organizador para lava-loiça do Lidl é a solução que procura por menos de 10€