O duo nova-iorquino John & Dan regressa a Portugal para um concerto na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro, no dia 10 de outubro, às 22:00, onde apresentará o seu novo e inédito álbum It’s Alright, We’re All Gonna Fly.
A associação farense destaca que este é “um regresso muito aguardado a Portugal”, nove anos depois da última atuação do duo no extinto Lounge, em Lisboa.
Formados em escolas de música clássica e jazz, John Bollinger e Dan Kaufman são “pilares da cena experimental da downtown nova-iorquina”, sendo reconhecidos sobretudo pelo seu trabalho na formação Barbez, grupo de avant-rock fundado por Dan Kaufman, com John Bollinger na bateria, vibrafone e baixo elétrico.
A ARCM recorda que os Barbez, “editados pela Tzadik, de John Zorn, estrearam-se em Portugal em 2005, na Casa das Artes de Famalicão”, mantendo desde então uma “relação próxima com o público português”, com atuações em festivais como Paredes de Coura, FMM Sines, Artes à Rua (Évora) e no Theatro Circo de Braga.
O último trabalho do grupo, Elegy for Gaza, lançado em abril, é descrito pela organização como “um belíssimo 7’’ que constitui um apelo à paz e um lamento pelas vítimas de Gaza”. As receitas das vendas revertem para a World Central Kitchen e o Palestinian Children’s Relief Fund.
Sobre a sua sonoridade, John & Dan afirmam que a sua música é “uma mescla de riffs extáticos, texturas delicadas e vozes terrosas”. O seu disco de estreia, produzido e gravado por Martin Bisi (Swans, Sonic Youth, John Zorn), é apresentado como “um ritual exploratório da condição humana, que mergulha na melancolia e no luto, sem perder o sonho por um mundo melhor”.
O duo alterna “momentos de ferocidade e tensão com melodias oníricas”, criando “um balanço entre contradições bem representativo da nossa existência”, acrescenta a ARCM.
O concerto em Faro marca o início da digressão ibérica de outono, que prossegue a 11 de outubro na Radar Estúdios (Vigo, Espanha), a 15 na Casa do Comum (Lisboa), a 16 no Liceo Mutante (Pontevedra, Espanha), a 17 na VIC / Aveiro Arts House, a 18 no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura (CAAA) (Guimarães) e a 19 na Sonoscopia, no Porto.
Mais informações sobre o concerto podem ser acompanhadas nas redes sociais da banda (Instagram) e da ARCM (Instagram | Facebook).
Leia também: Portugal em risco? Meteorologistas apontam possíveis efeitos das fortes tempestades de Espanha
