A Ryanair vai reforçar a sua operação em Portugal neste inverno com quatro novas rotas a partir do Porto, de Faro e do Funchal. Lisboa fica fora dos planos da companhia, decisão que o presidente executivo, Michael O’Leary, justifica com a falta de ‘slots’ atribuídos, embora a ANA – Aeroportos de Portugal assegure que a capital já atingiu o limite da capacidade.
Segundo a transportadora irlandesa, citada pelo Notícias ao Minuto, o Porto terá novas ligações para Gotemburgo, na Suécia, e Varsóvia, na Polónia. Faro contará com voos diretos para Cracóvia, também na Polónia, enquanto a Madeira passa a ter uma ligação regular a Shannon, na Irlanda.
Lisboa sem espaço para crescer
Apesar do reforço em outras cidades, a ausência de Lisboa mereceu destaque no anúncio. Michael O’Leary insistiu que o aeroporto da Portela poderia receber mais tráfego se os ‘slots’ da TAP fossem redistribuídos.
O gestor classificou a situação, de acordo com a mesma fonte, como uma restrição artificial que protege a transportadora portuguesa da concorrência.
Montijo como solução imediata
O responsável voltou também a criticar a decisão governamental de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, cuja conclusão está prevista apenas para 2035.
Defendeu, segundo o Notícias ao Minuto, que o Montijo seria uma alternativa mais rápida, capaz de entrar em funcionamento em apenas dois anos, dando resposta à procura crescente da capital.
Críticas à privatização da TAP
Em relação ao futuro da TAP, O’Leary reafirmou que a venda deveria abranger 100% do capital, lembrando que outras companhias europeias foram privatizadas por completo.
O Governo, contudo, aprovou em maio a alienação de até 49,9%, dos quais 5% estão reservados a trabalhadores, conforme determina a Lei das Privatizações.
Problemas de operação em Lisboa
O CEO da Ryanair, citado pelo Notícias ao Minuto, apontou ainda a falta de recursos humanos no controlo de fronteiras e o facto de as portas eletrónicas estarem desligadas no aeroporto de Lisboa, fatores que, segundo o próprio, agravam filas e atrasos “inadmissíveis”.
Expansão fora da capital
Enquanto o debate em torno da nova infraestrutura continua, a Ryanair aposta no reforço das operações no Porto, em Faro e no Funchal. As quatro novas rotas já confirmadas começam a funcionar no próximo inverno e prometem diversificar as opções de viagem a partir de Portugal.
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