A segunda edição da Gala da Juventude de Albufeira celebrou, esta sexta-feira, o mérito de mais de 200 jovens que, ao longo do último ano, se destacaram nas áreas artística, associativa e académica.
O evento, realizado no Auditório Municipal de Albufeira, reuniu jovens, familiares, professores, treinadores e representantes de associações, num momento de reconhecimento público e de inspiração para toda a comunidade.
“Quando um jovem é reconhecido, toda a sua família é homenageada”, afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, ao iniciar o seu discurso. Para o autarca, “reconhecer é sempre extremamente importante para a sociedade. É uma fonte de motivação e reforço da autoestima para o nomeado, mas resulta, também, como alavanca para os seus pares”.
“Hoje, homenageamos a dedicação em diferentes áreas. Este é um momento extraordinário para a Educação, para o Desporto, para a Cultura e para o Associativismo do concelho”. O edil acrescentou ainda, que “muito do trabalho, das iniciativas e dos projetos que se desenvolvem no concelho são feitos a pensar nos jovens e na formação dos mesmos” sublinhando que “não faz sentido falar em progresso enquanto houver crianças infelizes, como dizia Albert Einstein”.
A Gala arrancou com a entrega dos prémios do concurso “Jovens + Criadores”, uma iniciativa que visa promover o talento artístico local. Foram reconhecidos nove jovens, nas categorias de arte digital, escrita, fotografia, pintura e ilustração, organizados em dois escalões etários.
Além do prestígio, os vencedores receberam prémios monetários com o objetivo de apoiar a continuidade do seu percurso artístico. A música esteve, também, em destaque com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Talentos de Albufeira”, uma competição para bandas ou artistas sem contrato discográfico e que residam no concelho.
Seguiu-se a atribuição dos prémios de Reconhecimento de Mérito Associativo e Comunitário entregues a jovens indicados por associações culturais, desportivas e sociais do concelho. Estes foram distinguidos pelo seu sentido de responsabilidade, ética e competências interpessoais, valores que fortalecem e desenvolvem o tecido comunitário.
A terminar, foram entregues os prémios de Reconhecimento de Mérito Escolar, que distinguiram mais de uma centena de alunos do 2.º e 3.º ciclo e do Ensino Secundário pelo seu desempenho e sucesso académico.
A animação do momento ficou a cargo de Ehliu, que contagiou os presentes com sucessos como “Ai Karamba” e “Tou Love”. João Cruz, vencedor da primeira edição do concurso “Talentos de Albufeira”, também subiu ao palco, reforçando a importância da valorização dos jovens talentos locais.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, afirmou que “esta é uma oportunidade de dar rosto a todos aqueles que são excelentes, para que sintam orgulho no seu próprio percurso”.
O autarca anunciou, ainda, duas grandes novidades para os jovens do concelho. “No ano passado, na primeira Gala da Juventude, tínhamos dois propósitos, duas novas ideias, que sentíamos que podiam fazer a diferença para que vocês se sentissem mais amparados e para que conseguissem cumprir os vossos sonhos. É com enorme agrado que vos digo que o Gabinete da Juventude vai ter um novo espaço para desenvolver e melhor servir os nossos jovens. Com cinco módulos, devidamente equipados e decorados, a nova infraestrutura vai facilitar o acesso a serviços de orientação profissional, apoio psicológico e atividades de lazer”.
A par desta novidade, o vice-presidente apresentou, também, a primeira edição da revista “Albufeira Jovem”, uma edição do Município, “que demonstra o empenho e a motivação do atual Executivo em promover o que de melhor se faz no concelho, sempre a pensar nos jovens e na sua formação, dando destaque aos grandes projetos e aos novos talentos albufeirenses”, concluiu.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência