Agosto promete ser um mês repleto de sabores, tradição e animação no concelho de Albufeira. O calendário festivo traz à região três grandes eventos gastronómicos: a 36.ª Festa do Frango da Guia, a 26.ª Festa da Sardinha e a Feira da Terra e do Petisco, em Ferreiras. Música, gastronomia e artesanato juntam-se para proporcionar momentos de convívio entre residentes e turistas.
A festa arranca já no dia 30 de julho, com a Festa do Frango da Guia, que decorre até 3 de agosto no Polidesportivo da Guia, entre as 19:00 e as 02:00. O certame, organizado pelo Guia Futebol Clube e pela Junta de Freguesia da Guia, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do comércio local, promove uma das mais emblemáticas iguarias da região algarvia.
Para além da gastronomia, o evento oferece um cartaz musical eclético. Emanuel e Tânia abrem as festividades, seguidos do brasileiro Iran Costa. A 31 de julho, é a vez de Ruben Filipe e David Antunes & The Midnight Band. No dia 1 de agosto, sobem ao palco Rui & Miguel e a banda MT Rock the 80’s. Valter Cabrita Band e José Francisco, participante do programa “The Voice”, atuam no dia 2. O encerramento está a cargo de Band Dalila e David Brito, a 3 de agosto. Em paralelo, decorre a 17.ª Mostra de Artesanato, que dá palco ao talento dos artesãos locais.
De 7 a 9 de agosto, a animação muda-se para a Praia de Olhos de Água, com a realização da 26.ª Festa da Sardinha, junto à rampa dos barcos. A partir das 20:00, com entrada livre, o cheiro da sardinha assada alia-se à música popular e aos bailes ao ar livre. O cartaz conta com atuações do Duo 64 (7 de agosto), Ritmos do Sul (8 de agosto) e Mário Neves e o Rancho Folclórico de Olhos de Água (9 de agosto).
O mês termina em festa, nos dias 23 e 24 de agosto, com a Feira da Terra e do Petisco, no parque de estacionamento do Polidesportivo do Futebol Clube de Ferreiras. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Ferreiras com o apoio da autarquia e de várias associações locais, destaca os sabores e tradições da região. O programa musical inclui David Brito e o Rancho Folclórico de Albufeira, antes do concerto de Quina Barreiros, no dia 23, enquanto Helena Correia sobe ao palco no dia 24, depois de Emanuel e Tânia.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destaca a importância destes eventos para o concelho, “uma vez que, para além de dinamizarem a economia local e promoverem os produtos e tradições do concelho, são também momentos privilegiados de encontro entre gerações, turistas e residentes, num ambiente onde reina a tranquilidade e a hospitalidade bem características da ‘gente da terra’”.
Leia também: Este animal que estava ‘desaparecido’ há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor
















