Com nove contratações para 2024/25, o Farense mexeu na ‘espinha dorsal’ da equipa que tinha garantido a subida e conseguiu o 10.º lugar na época passada, visando melhorar esse registo e consolidar o seu espaço na elite.
Na sua 26.ª presença no primeiro escalão, a segunda consecutiva, a fasquia passa pela manutenção, mas fazendo “igual ou melhor” do que o 10.º posto alcançado em 2023/24, por sua vez a melhor classificação desde 1995/96, frisou o presidente, João Rodrigues, no dia da apresentação do plantel de 24 elementos aos sócios.
O treinador José Mota, em Faro desde fevereiro de 2023, sublinhou que os algarvios querem ser “uns bons protagonistas durante este campeonato”, lutando em todos os jogos “com uma forte ambição e determinação”.
Depois de, há um ano, ter mantido praticamente intacta a equipa que alcançou a promoção à I Liga, neste verão o clube viu sair vários titulares, como Gonçalo Silva, Muscat, Mattheus Oliveira e o capitão Fabrício Isidoro, todos em final de contrato, ou o dianteiro Bruno Duarte – o único reforço entre os 11 jogadores mais utilizados em 2023/24 –, transferido para o Estrela Vermelha, da Sérvia, por cerca de dois milhões de euros.
A outra grande mudança nos algarvios poderá passar pela utilização do Estádio Algarve para os jogos caseiros com os três ‘grandes’, possibilidade aventada nos últimos meses pelo presidente, mas ainda não oficializada, apesar de o Farense receber o Sporting no dia 23 de agosto.
O Farense assegurou nove reforços para a nova temporada, com destaque para uma abordagem ao mercado espanhol, de onde chegaram o defesa Marco Moreno (ex-Atlético de Madrid) e os avançados Álex Bermejo (ex-Burgos), Darío Poveda (ex-Cartagena).
A experiência de I Liga é garantida pelos defesas Raúl Silva (ex-Universitatea Craiova, Roménia) e Lucas Áfrico (ex-FK Qabala, Azerbaijão), pelos médios Ângelo Neto (ex-Casa Pia) e Filipe Soares (ex-Famalicão) e pelo avançado Tomané (ex-APOEL, Chipre).
A lista de ‘caras novas’ completa-se com o guarda-redes Kaique (ex-Palmeiras, Brasil), que se lesionou na pré-época e estará de fora alguns meses, enquanto o defesa Rivaldo Morais e o médio Geovanny foram promovidos dos sub-23.
Transitaram da última época os guardiões Ricardo Velho, Miguel Carvalho e Kauan, os defesas Pastor, Artur Jorge, Talocha e Talys, os médios Cláudio Falcão, Velásquez e Rafael Barbosa, e os avançados Belloumi, Elves Baldé e Marco Matias.
Leia também: Fique a conhecer o novo prazo de validade da carta de condução