O Castelo de Paderne, localizado no interior do barrocal algarvio, longe das luzes da cidade, volta a ser eleito o local ideal para a “Observação Astronómica – Perseidas 2024”. Iniciativa conta com a presença do astrónomo Oleh Malyi, que traz consigo um telescópio que permite a observação do céu, das estrelas e dos planetas
Trata-se de uma experiência que, todos os anos no mês de agosto, permite observar a chuva de meteoros das Perseidas, junto à constelação de Perseu – fenómeno popularmente conhecido como “lágrimas de São Lourenço” – e que este ano realiza-se no próximo domingo, dia 11 de agosto, entre as 20:30 e as 00:00.
Organizado pelo Município de Albufeira, através do Museu Municipal de Arqueologia, o evento vai contar com a presença do astrónomo Oleh Malyi, um dos elementos do European Southern Observatory (organização intergovernamental que se dedica ao estudo dos astros), que com auxílio de um telescópio vai guiar os visitantes pelas estrelas e pelo céu de Paderne.
Paralelamente à observação astronómica, o programa deste ano inclui uma performance pela Associação Amarelarte, a decorrer às 21:30, na Ermida do Castelo. O espetáculo promete levar o público numa viagem mágica pelas lendas e fantasias do Algarve.
No dia anterior, a 10 de agosto, realiza-se em Paderne a Noite Branca, um símbolo de amizade que identifica Paderne como Aldeia Encantada, um programa com música ao vivo, animação de rua, iguarias, doces regionais e artesanato, com início a partir das 19h00.
Na noite mais estrelada do ano, não perca a oportunidade de observar a beleza das estrelas cadentes e mergulhar no imaginário das mouras encantadas, no Castelo de Paderne.
Leia também: Fique a conhecer o novo prazo de validade da carta de condução