Quer faça sol ou chuva, muitos são os que gostam de conhecer os melhores miradouros da cidade onde se encontram. No Algarve existem vários rooftops com vista privilegiada para a Ria Formosa e para a praia, onde pode desfrutar da paisagem de copo na mão e petiscos na mesa. No entanto, um dos monumentos mais emblemáticos da capital do Algarve tem também um miradouro com uma das melhores vistas para a ria e a cidade.
No local onde hoje se ergue a catedral de Faro já existiu um templo romano, uma igreja visigótica e uma mesquita. A entrada no monumento custa 3,50 euros por pessoa, mas ao visitar a Sé de Faro está não só a conhecer um dos maiores legados do barroco português, como terá oportunidade de subir a um dos melhores miradouros com vista para a Ria Formosa. De um lado está a ria, do outro, o centro da capital do Algarve.
Nos meses de verão, a catedral encontra-se em funcionamento entre as 10h e as 18:30h (dias de semana), pelo que não será possível observar o por do sol através do miradouro, contudo, nos meses de dezembro e janeiro o monumento fecha às 18h (nos dias úteis), pelo que já será possível passar o fim de tarde no terraço que está situado junto ao campanário. Note que, aos sábados, a catedral de Faro encontra-se aberta entre as 9:30h e as 13h, encerrando aos domingos, segundo avança o Algarve Portugal Tourism.
Depois de visitar a Sé de Faro, aproveite também para entrar na capela dos ossos, que se encontra atrás da Igreja do Carmo. Esta capela está coberta de ossos e crânios de mais de mil monges. O acesso é feito através da igreja e à entrada pode ler-se uma inscrição que diz: “Para aqui a considerar que a este estado hás de chegar”.
A capela dos ossos foi erguida com o objetivo de mostrar aos seus visitantes que a vida é uma passagem. Em Lagos e Alcantarilha também poderá encontrar mais capelas dos ossos.
Leia também: Este é o monumento mais visitado do Algarve e a entrada é gratuita