A Praia do Barril é uma das mais procuradas da ilha de Tavira e, apesar de o percurso de pouco mais de um quilómetro até ao areal poder ser feito a pé, muitos optam por fazê-lo através do comboio turístico disponível. Para quem vai com crianças para a praia, o caminho é mais confortável, para além de o comboio proporcionar uma experiência diferente aos banhistas. No entanto, esta não é a única praia algarvia onde pode chegar de comboio.
Durante o verão, não é só à Praia do Barril que pode chegar a bordo de um comboio. É que também existe um comboio turístico em Vila Real de Santo António que o leva até à Praia de Santo António, também conhecida como a Praia dos Três Pauzinhos. Ainda que ambos os comboios sejam diferentes, até porque o da Praia do Barril anda sobre carris e o de Vila Real de Santo António circula na estrada, o meio de transporte para chegar a estas duas praias pode ser o mesmo.
O comboio turístico de Vila Real de Santo António funciona todos os verões, entre 15 de junho e 15 de agosto. O percurso tem início na Rua Francisco Sá Carneiro, junto aos Bombeiros, fazendo uma segunda paragem no Jardim Avenida dos Bombeiros Portugueses. De seguida vai até ao hipermercado LIDL, situado na Rua das Comunidades Portuguesas, e segue depois em direção ao início do Caminho dos Três Pauzinhos.
A paragem seguinte é perto do areal da Praia dos Três Pauzinhos e, por fim, o comboio faz uma última paragem junto ao farol de Vila Real de Santo António. Cada trajeto tem o custo de 1,30 euros para os adultos e as crianças até aos quatro anos de idade têm acesso gratuito ao comboio turístico, tal como avança o site do município.
No que diz respeito aos horários, note que entre 15 de junho e 15 de julho e entre 1 e 15 de setembro, o comboio está em funcionamento entre as 9h e as 12:30h, retomando depois das 14h às 18:30h, com saídas da primeira paragem a cada 30 minutos. Entre 15 de julho e 31 de agosto, o horário do comboio turístico é alargado até às 19:30h.
Leia também: Espanhóis elegem praia algarvia como uma das que todos têm de ir pelo menos uma vez na vida