A ribeira de Odeleite, no Algarve, sempre existiu, mas foi em 2015 que o mundo passou a conhecer este troço de água que nasce na Serra do Caldeirão e é um afluente do Rio Guadiana. Tudo começou quando um utilizador da rede social Reddit partilhou uma fotografia aérea conseguida durante um voo entre Amesterdão (Países Baixos) e Marraquexe (Marrocos), cuja rota incluía uma passagem no Algarve.
Do Reddit, a fotografia passou para a imprensa algarvia e aos poucos tornou-se viral nas redes sociais, ao ponto de chegar ao Sina Weibo, uma rede social da China semelhante ao Twitter. Das redes sociais até à televisão Chinesa, num curto espaço de tempo a ribeira de Odeleite passou a ser conhecida internacionalmente e houve quem a apelidasse de “Blue Dragon River” (Rio do Dragão Azul), por ter a forma de um dragão.
Tal como avança a NiT, o dragão é um símbolo de poder, força e sorte, na cultura chinesa, pelo que a ribeira de Odeleite se tornou numa atração turística para os chineses. Com o sucesso desta ribeira, muitos foram os que começaram a colocar a barragem de Odeleite, construída neste troço de água, nos seus roteiros de viagens.
Saiba que junto a esta barragem é possível visitar a pequena povoação de Odeleite, onde poderá ficar a conhecer a Igreja Matriz, construída em 1534, assim como alguns vestígios arqueológicos romanos, moinhos de água e de vento, típicos desta região do Algarve.
Apesar de não conseguir obter uma imagem ao nível da fotografia aérea que transformou a ribeira de Odeleite num sucesso mundial, ao visitar o miradouro de Odeleite, que se encontra junto à Estrada Nacional 122, terá oportunidade de apreciar a vista sobre a barragem e captar algumas imagens com o seu telemóvel ou máquina fotográfica.
Leia também: Conheça a praia considerada das mais bonitas de Portugal pela sua paisagem natural