Quem circula nas estradas portuguesas já se deparou certamente com várias rotundas, até porque o nosso país é conhecido por ter uma elevada quantidade destas. Servem para melhorar a circulação do trânsito, de uma forma eficaz e segura, nas interseções, mas há algumas que são também consideradas atração turística. Há uma rotunda em Faro, por exemplo, que é pano de fundo de várias fotografias partilhadas nas redes sociais.
A rotunda que se encontra no cruzamento entre a Avenida Calouste Gulbenkian e a Rua Alportel, em Faro, serve para melhorar a circulação automóvel, mas também para assinalar a reta final da Estrada Nacional 2, que atravessa Portugal de norte a sul.
A estrada vai de Chaves a Faro. Assim sendo, a rotunda que foi concluída em 2020 e permitiu tirar daquele local a anterior sinalização semafórica, conta agora com uma estrutura semi elevada, com dez metros de diâmetro, na qual está desenhado, em calçada portuguesa, o número 738, que remete para o quilómetro final desta rota.
Na zona central da rotunda pode ainda ver-se o marco original da Estrada Nacional 2, que é um símbolo para todos aqueles que percorrem esta estrada, quer seja de carro, mota, bicicleta ou a pé, pelo que nos dias de hoje é também uma atração turística.
Saiba que a Estrada Nacional 2 é a única que percorre o país de norte a sul, ao ligar Chaves a Faro. Esta via cruza 11 distritos e 35 concelhos, numa viagem que o leva a conhecer uma grande parte de Portugal. Muitos dos que se aventuram a fazer esta viagem fazem-se acompanhar do passaporte que pode ser comprado em qualquer Posto de Turismo e que é carimbado em cada localidade por onde se passa, tal como avança o Visit Portugal.
Leia também: Neste local do Algarve já pode comer um dos melhores gelados do mundo