A cidade de Albufeira é destino de férias de muitos turistas nacionais e não só, assumindo-se como uma das localidades mais procuradas do Algarve. Apesar de existirem muitas praias nas imediações do centro histórico, a verdade é que há muitas pessoas a procurar um lugar para estender a toalha em vários areais que nos meses de verão chegam a ficar totalmente lotados. A Praia do Peneco, a Praia dos Pescadores e a Praia do Inatel são algumas das mais procuradas do concelho.
De qualquer forma, perto destes areais existe um outro que é muitas vezes esquecido pelos banhistas e que pode tornar-se na sua praia de eleição. É que a Praia dos Alemães surge a nascente da Praia do Inatel e, de acordo com o Algarve Portugal Tourism, esta é “a praia mais tranquila das quatro que compõem este areal”.
No passado, a Praia dos Alemães era maior, uma vez que incluía também o troço de areia que agora corresponde à Praia do Inatel. Chamava-se Praia dos Alemães porque no local onde hoje se ergue o Inatel, existia uma fábrica de conservas de peixe alemã. Posteriormente, com a instalação do hotel naquele local, a praia adjacente adotou o seu nome, enquanto a restante parte do areal manteve-se como Praia dos Alemães.
Uma das razões para a Praia dos Alemães ser das menos concorridas prende-se com o facto de se encontrar a cerca de 20 minutos a pé do centro histórico de Albufeira. A praia que é hoje uma das preferidas dos turistas britânicos e holandeses é vigiada por nadadores-salvadores durante a época balnear, para além de ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida. A Bandeira Azul está também hasteada nesta praia.
Segundo o Algarve Portugal Tourism, no lado nascente do areal forma-se muitas vezes uma piscina natural e daí pode-se caminhar sobre o topo das falésias até às praias que se situam a leste.
Leia também: Conheça a praia considerada das mais bonitas de Portugal pela sua paisagem natural