A costa do Algarve tem mais de uma centena de praias e a sua grande maioria encontra-se vigiada por nadadores-salvadores. Para além disso, muitos destes areais dispõem de chapéus de sol e toldos para alugar aos banhistas que procuram uma sombra e algum conforto para os seus dias de praia. Consoante a praia e o concessionário, o preço diário dos toldos e chapéus de sol tanto pode fixar-se nos 14 euros, como nos 50 euros.
Se quer passar o seu dia de praia no conforto de uma espreguiçadeira, na sombra de um chapéu de sol, e sem gastar muito dinheiro, saiba que a Praia de Monte Gordo é uma das mais baratas do Algarve para alugar “sombrinhas”. Na zona concessionada UB4, que pertence ao Hotel Navegadores, pode alugar uma “sombrinha” branca com duas cadeiras ou camas por 18 euros ao dia.
No mesmo concessionário pode ainda alugar um toldo de lona, também ele com duas camas ou cadeiras incluídas, por 14 euros ao dia. Trata-se de uma opção mais económica, uma vez que estes toldos se encontram mais afastados da linha de água. Em Monte Gordo também é possível alugar um toldo apenas por meio dia e, nesse caso, a tarifa desce ligeiramente em relação ao preço fixado para o dia inteiro.
À medida que se dirige no sentido de Sagres irá encontrar praias onde o aluguer de “sombrinhas” é mais caro do que em Monte Gordo. Na Praia da Barreta (ilha Deserta), por exemplo, um dia numa “sombrinha” com duas espreguiçadeiras custa 25 euros. No entanto, esta praia apresenta uma particularidade, uma vez que o banhista não está obrigado a alugar um conjunto completo. Tanto pode reservar apenas uma espreguiçadeira, como só uma “sombrinha”, e é necessário fazer reserva previamente no site da Animaris.
Já no concelho de Loulé, o concessionário da Praia do Ancão aluga um conjunto de um toldo com duas cadeiras por 30 euros. De salientar que a praia de Vilamoura é uma das mais caras do Algarve para alugar uma “sombrinha”. Na concessão da Purobeach Vilamoura, um toldo na fila de trás pode chegar aos 40 euros, enquanto uma “sombrinha” na fila da frente atinge os 50 euros.
Leia também: Espanhóis elegem praia algarvia como uma das que todos têm de ir pelo menos uma vez na vida