O verão está quase a começar e muitos portugueses já têm os olhos postos nas famosas praias de areia dourada do Algarve. No entanto, a região sul do país não é só praia e também pode ir até ao interior do Algarve, sem precisar de abdicar dos clássicos mergulhos. É que ali há uma piscina com águas termais e acesso gratuito onde se pode refrescar longe das águas do Atlântico e de multidões.
Em plena Serra do Caldeirão, junto à freguesia do Ameixial, no concelho de Loulé, encontra-se a Fonte da Seiceira, um refúgio natural que se tem afirmado como alternativa às movimentadas praias algarvias. Alimentada por uma nascente de água termal férrea, esta piscina natural tornou-se num espaço procurado por quem prefere a tranquilidade da serra ao bulício do litoral.
Primeira obra do Orçamento Participativo de Loulé
Inaugurado em 2014, o espelho de água da Fonte da Seiceira foi a primeira infraestrutura a nascer do orçamento participativo de Loulé nesta freguesia. A decisão de avançar com o projeto foi dos próprios residentes do Ameixial, que viram nesta intervenção uma forma de valorizar um local com tradição e potencial turístico.
Com cerca de 100 metros quadrados, a piscina da Fonte da Seiceira está rodeada por espaços verdes, zonas para crianças brincarem e um parque de merendas equipado com grelhadores. Além disso, existe um pequeno restaurante-bar com esplanada, ideal para os visitantes que pretendem prolongar a estadia ao longo do dia.
Águas com fama de propriedades terapêuticas
As águas férreas da fonte são conhecidas pelas suas alegadas propriedades curativas. Segundo a Freguesia do Ameixial, trata-se de “uma fonte de nascente de água férrea e cristalina para consumo humano”. É frequente ver visitantes a encher garrafas para levar esta água rica em ferro para casa.
A Fonte da Seiceira terá sido construída no século XIX, possivelmente em simultâneo com a abertura da atual Estrada Nacional 2, que passa nas imediações. Esta ligação histórica com a icónica estrada nacional contribui para a crescente popularidade do local entre viajantes que percorrem a rota.
Reabilitação que envolveu toda a comunidade
A reabilitação da zona envolveu um investimento de cerca de 50 mil euros, suportado pela Câmara Municipal de Loulé e pela Junta de Freguesia do Ameixial. De acordo com a autarquia, “um dos principais objetivos desta reabilitação foi tornar o espaço num ponto de atração para os amantes da natureza”.
Recomendamos: Nem França, nem Itália: britânicos elegem este país como o mais romântico da Europa
Antes da construção do espelho de água, o espaço era ocupado por hortas e um antigo chafariz. Hoje, apresenta-se como uma zona apetrechada com chuveiros, casas de banho, churrasqueiras, mesas de piquenique e um kids club, tornando-se um espaço preparado para receber famílias.
Um ambiente em sintonia com a natureza
O local foi pensado para manter uma integração plena com a natureza envolvente da Serra do Caldeirão. “Além da vasta natureza, pode-se encontrar um lugar tranquilo e seguro para as crianças com parque infantil”, referiu a autarquia à NiT.
A piscina é de acesso público e gratuito, permitindo a qualquer visitante mergulhar nas suas águas límpidas, embora frias. Esta acessibilidade faz com que o espaço seja utilizado não só por turistas, mas também pela população local em momentos de lazer.
Tradições que permanecem vivas
O parque de merendas adjacente à fonte continua a ser palco de celebrações tradicionais. É ali que, por exemplo, se realizam as festas comemorativas do 1.º de Maio, o Dia do Trabalhador, mantendo vivas as tradições comunitárias do Ameixial.
O acesso é simples para quem percorre a Estrada Nacional 2. Basta seguir em direção a sul até ao quilómetro 687,97, onde se localiza a aldeia de Ameixial, a primeira localidade algarvia ao longo da mítica estrada. Quem visita a zona pode também aproveitar para fazer uma paragem no miradouro e baloiço da Serra do Caldeirão, um ponto panorâmico que oferece vistas deslumbrantes sobre a paisagem serrana algarvia.
Um destino alternativo às praias
Nos meses de verão, a Fonte da Seiceira surge como uma alternativa para quem deseja explorar sítios menos conhecidos e escapar da confusão das praias. A serenidade do local, aliada às suas infraestruturas, torna-o num verdadeiro refúgio para quem procura paz e contacto com a natureza.
Leia também: Apagão em casa? Saiba como carregar o telemóvel em casa mesmo sem eletricidade
















