O Algarve tem várias ilhas que se distribuem paralelamente à costa e é nestas que se encontram algumas das praias preferidas dos banhistas que se deslocam até ao sul do país para passar as suas férias. Aqueles que optam por fazer praia na ilha da Armona ou na Culatra têm de pagar 4,20 euros pela viagem de barco de ida e volta, ao passo que o valor para aceder à ilha do Farol é ligeiramente superior. Por sua vez, os preços para chegar à ilha Deserta começam nos 10 euros.
Também para chegar à Praia de Cabanas e à Praia da Fábrica é necessário apanhar um barco. A ilha de Tavira é uma exceção à regra, uma vez que é possível aceder à mesma de forma gratuita. Embora possa apanhar um barco na cidade de Tavira ou no cais das Quatro Águas com destino à Praia da ilha de Tavira ou em Santa Luzia, com destino à Praia da Terra Estreita, pode entrar nessa mesma ilha de forma gratuita ao atravessar a ponte pedonal que se encontra em Pedras Del Rei.
Uma vez atravessada a ponte, tanto pode escolher fazer o percurso até à Praia do Barril no comboio turístico, cujo trajeto tem o custo de dois euros, como pode fazer o trilho gratuito que o leva a caminhar junto aos carris onde circula o comboio. Assim que chega à Praia do Barril pode optar por ficar nesse mesmo areal, mas pode também fazer uma caminhada até uma das outras praias da ilha.
Se estiver virado para o mar, ao andar para o seu lado esquerdo irá deparar-se primeiro com a Praia da Terra Estreita e só depois com a Praia da Ilha de Tavira. Caso vire à direita, depois de andar pouco mais de um quilómetro junto ao mar irá entrar na Praia do Homem Nu.
De salientar que esta praia deserta é muito popular entre os adeptos do naturismo. Existe inclusivamente um setor classificado como praia oficial de naturismo, tal como avança o Beachcam.
Leia também: Este é o monumento mais visitado do Algarve e a entrada é gratuita