O Revelim de Santo António voltou a receber, entre os dias 18 e 20 de julho, mais uma edição do Festival Internacional do Caracol, iniciativa promovida pelo Município de Castro Marim, que destacou uma vez mais a gastronomia e a cultura mediterrânica, num ambiente de festa e partilha.
O caracol foi o protagonista da festa, em receitas tradicionais e contemporâneas preparadas por restaurantes e coletividades locais. Entre as propostas apresentadas, os visitantes puderam provar pratos como Xarém de Caracoletas, Empada de Caracol, Pizza de Caracol e o inusitado Caracol à Brás, uma reinvenção do clássico prato português. A oferta gastronómica estendeu-se ainda à doçaria regional algarvia, à cerveja artesanal e a sabores espanhóis.
Este evento pretende afirmar a vila de Castro Marim como “destino dos melhores caracóis do Algarve, além de potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura do Mediterrâneo e de ser um estímulo para o comércio local, valorizando a estrutura e o património edificado na colina do Revelim de Santo António, que não deixa ninguém indiferente”.
Com entrada livre, o recinto acolheu também momentos musicais com artistas e grupos como Charanga Los del Ruedo, Domingos e Amigos, Fábia Rebordão, Pardais à Solta, Los Gurumelos, Luís Gomez, Olho’s 4, Jorge & os “Queridos”, e o espetáculo “Eis o Algarve”, da autoria do músico e compositor Nelson Conceição.
Para os mais novos, a organização reservou um espaço infantil com diversas atividades lúdicas, além da participação dos Jovens pelo Ambiente, num esforço para envolver todas as gerações na vivência do evento.
“O Festival Internacional do Caracol é mais do que uma mostra gastronómica. É um estímulo ao comércio local, à valorização do património edificado e à promoção de Castro Marim como destino autêntico, cultural e saboroso”, destaca o Município.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio ativo de associações e clubes do concelho, numa demonstração de envolvimento comunitário que se tem repetido ano após ano no emblemático Revelim de Santo António.
Leia também: Milhares ficarão sem luz: espanhóis já sabem quando vão ficar ‘às escuras’ e Portugal também será afetado
















