O jovem atleta Gustavo Pinto Filhó, de apenas 7 anos, residente em Loulé e formado na Academia Al-Ulya Sports, voltou a destacar-se no panorama do jiu-jitsu nacional e internacional ao tornar-se bicampeão nacional e, dias depois, campeão do Mundo da modalidade.
No Jiu-jitsu Nacional Open, realizado no passado dia 9 de novembro, em Lisboa, Gustavo voltou a subir ao lugar mais alto do pódio depois de vencer a semifinal e a final por finalização, numa competição que a academia descreve como “a mais conceituada a nível nacional”. “Estas vitórias significam muito para mim, treinei muito para todas as competições que tive este ano, queria muito ganhar e estou muito feliz”, afirmou o jovem atleta.

A sua treinadora, Matilde Encarnação, salienta que o percurso de Gustavo é resultado direto da sua atitude dentro e fora do tatami: “O Gustavo demonstra uma dedicação rara para a sua idade, o seu foco, disciplina, humildade e a forma como respeita os adversários, é inspiradora e reflexo das suas vitórias.” A preparação rigorosa e o trabalho conjunto tornaram possível revalidar o título conquistado pela primeira vez em abril deste ano.
Poucos dias depois, a 14 de novembro, Gustavo voltou a fazer história, desta vez no Campeonato do Mundo de Jiu-jitsu, em Abu Dhabi, onde conquistou a medalha de ouro após vencer os dois combates da sua categoria. “Nesta competição estava um pouco mais nervoso porque não ia ter a minha treinadora ao meu lado, mas concentrei-me, dei o meu melhor e consegui ganhar”, contou o campeão, já focado na competição seguinte, agendada para Coimbra.

Para a equipa técnica, este título mundial vai muito além de uma vitória desportiva. “O Gustavo é um exemplo de que a vontade e a dedicação não têm idade. Este título de campeão do mundo é fruto do esforço diário dele, da sua garra e dedicação. Com apenas 7 anos é um campeão dentro e fora do tatami”, destacou o Mestre Leo Radar.
A academia Al-Ulya Sports sublinha ainda o significado destas conquistas para o desenvolvimento da modalidade em Portugal e para o clube: “A performance dos nossos atletas nos grandes palcos nacionais é a melhor prova de que a nossa academia não só ensina uma arte marcial, como também forma campeões”, refere a direção, agradecendo ainda à equipa técnica e à família do atleta pelo acompanhamento contínuo.

Com apenas um ano de treinos intensivos, Gustavo já conquistou todos os títulos mais relevantes da sua categoria e prepara agora a próxima época, que incluirá grande parte das competições nacionais e algumas internacionais de referência. O objetivo passa por continuar a evoluir como atleta “aperfeiçoando a técnica e reforçando a preparação física e mental”, numa trajetória que a academia considera apenas estar a começar.
Leia também: Tempestade regressa: ciclone atlântico traz chuva forte e vento e estas são as regiões mais afetadas


















