O processo de certificação de Albufeira como Destino Turístico Sustentável teve início na passada sexta-feira, 11 de abril, com uma sessão pública realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O evento contou com a presença de empresários, jornalistas e representantes de diversas entidades locais, marcando o arranque de uma nova etapa na estratégia de sustentabilidade do Município, desenvolvida com o apoio técnico do IPDT – Consultoria e Turismo.
A certificação será realizada ao abrigo da Norma EDS (EarthCheck Destination Standard), reconhecida como uma das mais exigentes a nível internacional. Este processo, que integra duas fases — benchmarking (com o objetivo de obter o selo Bronze) e certificação (com selo Prata) — será contínuo, prevendo atualizações periódicas de cinco em cinco anos, de forma a alcançar os níveis Ouro, Platina e Master. Estes selos poderão depois ser utilizados pelos empresários locais para reforçar a imagem sustentável do destino.

O primeiro ano será dedicado à auditoria do território, com vista à definição de um plano de ação para a sustentabilidade. Este plano irá abranger diversas áreas, como eficiência energética, gestão de resíduos, conservação de ecossistemas, gestão da água, planeamento territorial, transporte, poluição atmosférica, ruído e iluminação, entre outros domínios.
“O desafio que vejo neste processo é o de toda uma reflexão que se levanta e que convoca toda a comunidade a dar o seu contributo”, declarou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, durante a sessão pública. O autarca sublinhou ainda que “depois da certificação terá que haver uma reavaliação, para que não haja a possibilidade de distração e se trabalhe para manter o destino atrativo e sustentável”.

O plano de ação, apresentado por João Gomes, diretor executivo da IPDT, será uma ferramenta orientadora para o desenvolvimento sustentável de Albufeira, baseada em resultados concretos e mensuráveis. Jorge Costa, presidente do IPDT, reforçou a importância de um envolvimento coletivo: “ferramenta para um desenvolvimento transversal com resultados positivos e concretos para a população”, apelando à união em torno deste desígnio comum. A certificação visa ainda responder às exigências de consumidores mais conscientes, combater o fenómeno do greenwashing e alinhar o destino com as diretrizes da regulação europeia, com o objetivo primordial de “melhorar a condição de vida dos residentes”.
A implementação será coordenada pela Divisão de Turismo da Câmara Municipal, que assume o papel de Organização de Marketing do Destino (DMO), em articulação com o Conselho Consultivo, um Grupo Interno composto por diferentes divisões e técnicos da autarquia, e a designada “Green Team”, que inclui ainda representantes de associações ligadas ao turismo, como a AHETA, a AHRESP e a APA.

“O Município de Albufeira desde há vários anos que tem vindo a trabalhar na certificação de diversos serviços e tem havido todo um trabalho de adaptação para a manutenção dessa mesma certificação. As maiores dificuldades têm sido na área das Obras Particulares. Quanto a esta certificação, não é o fim que me move. O desafio que vejo neste processo é o de toda uma reflexão que se levanta e que convoca toda a comunidade a dar o seu contributo, numa abordagem colaborativa”, acrescentou José Carlos Rolo. O autarca destacou também a importância de envolver todos os cidadãos no processo: “pois isso é que é importante, o contributo de várias pessoas, com pontos de vista distintos”.
O plano de ações estende-se até dezembro de 2026 e inclui registos, benchmarking quantitativo e qualitativo, auditorias e avaliações, bem como a criação de um microwebsite informativo. Trata-se de um compromisso de longo prazo que pretende posicionar Albufeira como referência internacional na sustentabilidade do turismo.
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