O ano de 2023 foi um despertar para o turismo do Alentejo. A região registou um grande crescimento turístico, especialmente no que respeita ao aumento do número de hóspedes estrangeiros, dormidas e proveitos.
Esta incrível subida em flecha do turismo na região, que superou os números pré-pandemia Covid-19, foi revelada num relatório da plataforma Travel BI, do Turismo de Portugal, como avança a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) em comunicado.
No comunicado pode ler-se que a região alentejana viu, em 2023, “um aumento homólogo de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro, comparativamente ao ano anterior”, acrescentando que “as dormidas de estrangeiros também registaram uma subida impressionante de 18,5%”.
Até aqui, o ano de 2019 tinha sido o melhor ano turístico da região. Mas face a esse ano, 2023 conseguiu um crescimento de 0,9% no que respeita a turistas estrangeiros e um crescimento de 11,3% no que respeita a dormidas.
Relativamente aos proveitos globais, foram ainda verificados um “aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019”.
A agência regional divulgou também os cinco países de onde chegaram mais hóspedes ao Alentejo. Espanha lidera o top-5, seguindo-se Estados Unidos da América, Alemanha, França e Brasil. Há ainda que realçar que “todos os mercados registaram um aumento em 2023”.
Vítor Silva, presidente da ARPTA, refere-se a estes resultados como uma prova de que “o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico”.
“Crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos”, acrescenta o responsável, no comunicado da agência.
O presidente da ARPTA concluiu assinalando que este crescimento turístico da região é resultado de “um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos visitantes”.
Leia também: Conheça os 14 melhores restaurantes do Algarve