Mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra, 4.500 figuras e 2.500 quilos de cortiça numa área com mais de 220 metros quadrados fazem com que o presépio gigante de Vila Real de Santo António (VRSA) bata, este ano, um novo recorde.
Afirmando-se como um dos maiores do país e o maior do Algarve, o presépio de VRSA soma ainda, na sua 14ª edição, 160 metros quadrados de musgo e uma mega base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura, o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.
“Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2.500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia”, informa a Câmara Municipal em nota de imprensa enviada esta terça-feira às redacções.
“Uma das razões do sucesso do presépio gigante de VRSA está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, factor que o distingue de todos os outros existentes no país”, continua o município.
Para surpreender os milhares de visitantes esperados, este ano o já famoso presépio de VRSA terá peças novas, onde se destacam diversas casas e até um porto de pesca. A recriação de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atractivos.
Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.
Ao longo dos anos, o presépio gigante tem também ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos.
As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário “Gente Pequena” da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
O presépio gigante de VRSA está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao próximo dia 8 de Janeiro. Pode ser diariamente visitado das 10 às 13 e das 14.30 às 19 horas. No dia 1 de Janeiro estará aberto apenas durante o horário da tarde.