Há anos que a placa central em frente ao Hotel Faro é uma quase rotunda na forma, mas obedece a regras de sinalização vertical diversas das verdadeiras rotundas. Agora e “após aprovação, em Reunião da Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, da proposta de reordenamento do trânsito automóvel na Praça D. Francisco Gomes”, será finalmente uma verdadeira rotunda, informou a autarquia.
A prioridade que neste momento é dada por sinalização vertical e por regra de prioridade ao trânsito oriundo do antigo Governo Civil e da Rua 1º de Maio, passará a existir somente para o trânsito que circula dentro da rotunda cumprindo as regras para as mesmas vertidas no código da estrada. Quem aceder à futura rotunda passará assim em todos os casos a ter de ceder passagem ao trânsito interno da mesma.
Para isso, revela a autarrquia, já estão efetuados os devidos acertos no pavimento e calçada, seguindo-se a colocação da sinalização vertical adequada.
Esta alteração, espera a Câmara liderada por Rogério Bacalhau, “irá tornar a circulação automóvel mais clara e intuitiva”.
“De referir finalmente que este reordenamento do trânsito automóvel trará uma considerável melhoria em termos de escoamento de tráfego, diminuindo ainda o risco de sinistralidade devido ao não respeito das normas de circulação em interseção”, remata a autarquia.
Recorde-se que nas imediações da zona agora intervencionada e também no âmbito do programa Faro Requalifica foi transformada em via pedonal a Rua da Alfândega que apenas mantém acesso automóvel para cargas e descargas, tendo sido ali instalada uma nova ilha eco-ponto da Fagar na zona fronteira ao Hotel Eva.