Portugal, além das suas vastas costas e montanhas verdejantes, esconde joias aquáticas nas suas diversas lagoas, cada uma com uma beleza e encanto únicos. Descobri-las é mergulhar num Portugal diferente, onde a água reflete a serenidade e a beleza pura do ambiente natural. E esta lagoa, nos Açores, que contempla uma das praias selvagens mais bonitas do mundo, vale, sem dúvida, a visita.
A Lagoa do Fogo, situada na ilha de São Miguel, nos Açores, é um verdadeiro santuário natural, abrangendo mais de 500 hectares. Este local não só é uma das maiores lagoas do arquipélago, como também alberga uma das praias selvagens mais deslumbrantes do mundo.
Reconhecida como uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da ilha de São Miguel, a Lagoa do Fogo destaca-se pela sua beleza natural intocada. Esta reserva natural, criada em 1974, abrange uma área de 507 hectares e é um dos destinos mais pitorescos de Portugal para os amantes da natureza, como escreve a VERSA.
Embora os meses de janeiro e fevereiro tragam um clima mais frio, a menor afluência de turistas nesta época oferece uma oportunidade única para explorar a ilha de São Miguel sem as habituais multidões.
Com uma profundidade máxima de 30 metros, a Lagoa do Fogo é acessível através de diversos miradouros e do trilho Praia – Lagoa do Fogo. Nas suas margens, encontra-se uma praia de pedra-pomes, considerada a melhor praia selvagem de Portugal no concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal. “Para além da visita a diversos miradouros, é possível aceder às margens da lagoa através do trilho Praia – Lagoa do Fogo. A praia de pedra-pomes, presente nas margens desta lagoa, foi eleita a melhor praia selvagem de Portugal, no âmbito do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal”, refere a página oficial dos Parques Naturais dos Açores.
Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve