Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Só trabalhava 90 min por dia e foi despedido: tribunal considerou-o trabalhador exemplar e recebe indemnização ‘choruda’

Um caso em Espanha mostra como um despedimento acabou por se transformar numa vitória surpreendente para o trabalhador em tribunal

10:20 23 Agosto, 2025 20:22 22 Agosto, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em Espanha, um caso laboral envolvendo um delegado de informação médica chegou aos tribunais e acabou por surpreender pela decisão final. Apesar de a empresa o acusar de trabalhar apenas cerca de 90 minutos por dia, o tribunal deu-lhe razão e considerou-o um “trabalhador exemplar”, condenando a entidade patronal a pagar-lhe uma indemnização superior a 118 mil euros.

O caso em tribunal

De acordo com o jornal online Noticias Trabajo, o trabalhador em causa desempenhava funções na Galiza para a farmacêutica ISDIN desde 2003, com um salário mensal próximo dos cinco mil euros. O cargo incluía a promoção e venda de produtos, bem como tarefas administrativas e relatórios. Para isso, a empresa fornecia-lhe carro, telemóvel, computador e tablet, sendo obrigado a registar as visitas médicas numa plataforma digital.

Em 2024, a empresa contratou um detetive privado para verificar os seus movimentos, alegando irregularidades. Num dos episódios citados, passou apenas 92 minutos no Hospital Meixoeiro mas registou 12 visitas. Noutro dia, em Ourense, foi visto 40 minutos numa cafetaria e reportou 11 visitas, apresentando ainda uma despesa de refeição de 25 euros. A 27 de junho desse ano, foi-lhe comunicado o despedimento com justa causa.

O delegado, no entanto, recorreu ao tribunal de Pontevedra, que deu provimento ao pedido e declarou o despedimento improcedente. A decisão obrigava a empresa a reintegrá-lo ou a pagar-lhe uma indemnização de 118.256,51 euros. A farmacêutica contestou e apresentou recurso ao Tribunal Superior da Galiza.

Perfil do trabalhador

O tribunal destacou que o profissional tinha um historial de desempenho positivo. Já tinha recebido dois prémios de “melhor desempenho do ano”, em 2010 e em 2023, com bónus que chegaram aos quatro mil euros. Além disso, segundo aponta a mesma fonte, regressara ao trabalho em março de 2024 depois de uma cirurgia hepática, mantendo os prémios de produtividade até à data do despedimento.

Os juízes sublinharam ainda que o posto implicava autonomia na gestão da jornada de trabalho e que as visitas podiam ser feitas em blocos, não sendo obrigatória a permanência contínua em cada hospital ou clínica. Parte das funções eram realizadas em casa, como relatórios e outras tarefas administrativas.

A análise também concluiu que não houve prejuízo económico para a empresa e que o desempenho do trabalhador ao longo de mais de duas décadas contraria a acusação de quebra de rendimento.

Decisão final

O Tribunal Superior da Galiza considerou que as falhas registadas, ainda que consistissem em “dados inexatos” nos relatórios, não constituíam uma violação grave da confiança nem uma desobediência persistente. Segundo a decisão, citada pela mesma fonte, “trata-se de um trabalhador exemplar no seu trabalho, premiado pela eficácia e produtividade”.

Sobre a acusação de redução do rendimento, os magistrados notaram que a empresa não apresentou comparações, metas ou percentagens que demonstrassem quebra de desempenho. Pelo contrário, os prémios e bónus recebidos provavam precisamente o contrário.

Assim, aplicando a chamada “doutrina gradualista”, o tribunal entendeu que não havia proporcionalidade entre a infração e a sanção aplicada. Por isso, confirmou a sentença de primeira instância e obrigou a empresa a indemnizar o trabalhador, conforme refere o jornal online Noticias Trabajo.

Relevância para Portugal

O caso, ocorrido em Espanha, chama a atenção também do lado de cá da fronteira, já que esta decisão mostra que, mesmo quando são detetadas falhas, os tribunais podem avaliar a proporcionalidade das sanções e ter em conta o histórico profissional do colaborador.

A empresa ainda pode recorrer para o Supremo Tribunal espanhol, mas a decisão do Tribunal Superior da Galiza já é vista como uma vitória significativa para o trabalhador, que foi considerado um exemplo de produtividade apesar das acusações.

Leia também: Esta será a nova idade da reforma em Portugal e há mais penalizações a caminho

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
  • São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
    São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
    Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
  • Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€
    Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€
  • Albufeira assinala início da época balnear com sensibilização ambiental na Praia dos Salgados
    Albufeira assinala início da época balnear com sensibilização ambiental na Praia dos Salgados

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal