Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Quebrar o mito: o que acontece se o Cartão de Cidadão expirar?

Ter o documento de identificação expirado pode trazer-lhe problemas em determinadas situações. Veja o que fazer quando o seu Cartão de Cidadão expirar

17:10 29 Abril, 2025 23:13 29 Abril, 2025 | Francisco Nascimento
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Cartão de Cidadão expirar é uma situação que muitos portugueses enfrentam, mas que ainda gera dúvidas quanto às consequências e procedimentos a seguir. Apesar de ser um documento obrigatório, o seu vencimento não implica automaticamente uma multa ou penalização imediata.

Prazos e renovação obrigatória

Quando o Cartão de Cidadão expira, o titular deve proceder à sua renovação no prazo legal estabelecido. Este prazo pode variar consoante a situação específica, como a idade ou o motivo da renovação.

O Instituto dos Registos e Notariado indica que o cartão deve ser renovado dentro dos 30 dias seguintes ao termo da validade. A renovação pode ser feita presencialmente ou, em alguns casos, através de plataforma online.

Se o cidadão não renovar o documento dentro do prazo indicado, poderá ver-se impossibilitado de realizar atos que exijam identificação oficial. Exemplos incluem a assinatura de contratos, a solicitação de documentos ou a realização de viagens.

Consequências do atraso na renovação

A multa pelo atraso na renovação do Cartão de Cidadão só é aplicada em situações em que a falta de renovação resulte em infração comprovada. A penalização prevista varia entre 50 euros e 250 euros.

O Cartão de Cidadão expirar não impede automaticamente a circulação do indivíduo no território nacional, mas pode dificultar a interação com serviços públicos e privados. As instituições bancárias, por exemplo, exigem frequentemente a atualização dos dados de identificação.

Em viagens internacionais, especialmente dentro do espaço Schengen, um cartão expirado não é aceite como documento válido de identificação. Nestes casos, o passaporte válido é obrigatório.

Cidadãos residentes no estrangeiro devem também atentar aos prazos de renovação, podendo efetuar o pedido junto dos postos consulares de Portugal. Em situações específicas, o agendamento para renovação pode ser condicionado pela capacidade dos serviços.

Procedimentos simplificados e exceções

A renovação do cartão pode ser feita de forma simplificada para titulares com mais de 25 anos que não pretendam alterar dados como a morada, a filiação ou o nome.

O procedimento simplificado implica apenas a recolha de dados biométricos e o pagamento da respetiva taxa de renovação. Este modelo visa agilizar o processo para o maior número de utentes.

A perda de validade do cartão não implica a perda da nacionalidade ou de direitos civis fundamentais. Contudo, a falta de documento válido dificulta a prova desses direitos perante terceiros.

O documento caducado pode ainda ser solicitado para efeitos de confirmação de identidade em processos judiciais, mas poderá ser necessário apresentar outros comprovativos.

Em caso de caducidade, o cidadão continua a constar das bases de dados oficiais como titular de um Cartão de Cidadão, mas a sua validade eletrónica é suspensa.

Recomendamos: Esta cidade a poucas horas de carro do Algarve é território inglês mas não exige passaporte à entrada

Impacto nas funcionalidades digitais e custos de renovação

As chaves digitais associadas ao Cartão de Cidadão, como a assinatura digital qualificada, tornam-se inválidas após a expiração do documento. O cidadão deve renovar o cartão para restabelecer estas funcionalidades.

Existem situações de renovação automática, em casos específicos e devidamente comunicados pelas autoridades competentes, para evitar acumulação de pedidos em determinados períodos.

No caso de cartão extraviado ou danificado que esteja também expirado, o processo de renovação implica um pedido de substituição com justificação adicional.

Em contexto de pandemia ou emergência, as autoridades podem prorrogar a validade dos cartões expirados para garantir o acesso dos cidadãos a serviços essenciais.

A renovação do cartão expirado tem custos variáveis consoante a urgência do pedido. Um pedido urgente implica um custo adicional, enquanto a renovação normal segue a tabela de preços base.

Os titulares devem manter atenção às comunicações enviadas pelos serviços públicos, que frequentemente alertam para a proximidade do termo de validade do cartão.

O sistema de pré-agendamento para renovação do cartão é recomendado para evitar deslocações desnecessárias e reduzir o tempo de espera nos serviços de atendimento.

As crianças com menos de 12 anos não são obrigadas a renovar o Cartão de Cidadão logo após o vencimento, salvo em situações específicas que requeiram atualização.

A renovação do Cartão de Cidadão pode ser feita em qualquer conservatória do registo civil, loja do cidadão ou, em certos casos, por via eletrónica, desde que cumpridos os requisitos de elegibilidade.

O incumprimento do dever de renovação não leva à detenção nem à abertura de processos criminais, tratando-se de uma infração administrativa.

Os cidadãos devem assegurar a renovação atempada para garantir o acesso pleno a todos os serviços e o cumprimento das obrigações legais que decorrem da titularidade do Cartão de Cidadão.

Leia também: Adeus desarrumação: Lidl lança estante e toalheiro em bambu que se adaptam a todas as divisões da casa por 12,99€

Autocarro Rede Expressos.
Economia Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas

11:28 28 Setembro, 2026 11:28 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 21 e 27 de setembro, a GNR deteve 94 pessoas, registou 595 infrações rodoviárias e contabilizou 116 acidentes

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Aeroporto de Faro.
Algarve Gastronomia

Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia

12:10 28 Setembro, 2026 11:51 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem chegou ao Algarve encontrou uma receção diferente, com provas de vinho e um convite para conhecer a região além das praias

Algarve Desporto Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Opinião Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Avó a medir a febre ao neto.
Economia Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Autocarro Rede Expressos.
Economia, Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas

11:28 28 Setembro, 2026 11:28 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 21 e 27 de setembro, a GNR deteve 94 pessoas, registou 595 infrações rodoviárias e contabilizou 116 acidentes

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Aeroporto de Faro.
Algarve, Gastronomia

Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia

12:10 28 Setembro, 2026 11:51 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem chegou ao Algarve encontrou uma receção diferente, com provas de vinho e um convite para conhecer a região além das praias

Algarve, Desporto, Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Opinião, Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Avó a medir a febre ao neto.
Economia, Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Últimas Notícias

  • Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
    Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
  • Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
    Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
  • Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas
    Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas
  • Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos
    Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos
  • Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha
    Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

Opinião

  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento