Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus papel de alumínio: técnica de nutrição explica por que razão o evita nas sandes dos filhos

A técnica superior de Nutrição e Dietética diz que, em casa, quase não usa papel de alumínio para embrulhar os lanches dos filhos e recomenda trocar o hábito

21:00 22 Fevereiro, 2026 13:03 23 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma técnica superior de Nutrição e Dietética, Ana Luzón, diz que quase não usa papel de alumínio para embrulhar os sanduíches dos filhos por uma razão de segurança alimentar a longo prazo: a migração de metais para os alimentos, um risco “invisível”, mas possível, sobretudo em lanches escolares.

A posição é defendida num artigo publicado pelo portal espanhol Huffpost, e centra-se num hábito comum em muitas famílias: preparar o lanche, cortar papel de alumínio e embrulhar automaticamente.

O motivo: “migração de metais” e exposição acumulada

Segundo Ana Luzón, o problema não está num uso ocasional, mas na exposição repetida e acumulada ao longo do tempo, sobretudo quando o alumínio entra em contacto direto com o alimento. A técnica refere que o organismo consegue eliminar pequenas quantidades, mas alerta para o peso da soma diária de várias fontes.

A especialista acrescenta que certas condições muito frequentes em lanches, como ingredientes específicos ou alimentos ainda quentes, podem favorecer a transferência microscópica de partículas do invólucro para a comida.

Quando o risco aumenta: ácido, quente e salgado

Entre os exemplos apontados, surgem os alimentos ácidos. A técnica indica que ingredientes como tomate, kiwi ou temperos com vinagre e limão podem acelerar a “dissolução” microscópica do alumínio, facilitando a sua passagem para o alimento.

Outro cenário comum é embrulhar comida ainda quente, como uma sanduíche acabada de preparar ou uma tortilla que mantém calor. De acordo com a especialista, a temperatura pode aumentar de forma significativa a migração do metal.

A presença de sal também é destacada como fator que pode favorecer o processo, funcionando como catalisador. Em termos práticos, a mensagem é clara: a combinação de alumínio com calor, acidez ou sal tende a ser o contexto menos desejável.

Porque preocupa mais no caso das crianças

Ana Luzón sublinha que, no caso dos mais novos, a preocupação é maior por estarem em desenvolvimento, incluindo a nível cognitivo. Por isso, defende que reduzir exposições evitáveis faz parte de uma estratégia de segurança alimentar a longo prazo.

A técnica refere ainda que, somando o alumínio do invólucro com o de alguns utensílios de cozinha e o que pode existir naturalmente em determinados alimentos, é possível aproximar-se de limites recomendados por entidades europeias, defendendo uma abordagem preventiva.

Alternativas apontadas: mais seguras e mais sustentáveis

Em vez do alumínio, a especialista sugere opções reutilizáveis, destacando os envoltórios de cera de abelha, por serem respiráveis, naturais e adequados para sanduíches frias, além de reduzirem desperdício.

Como alternativas adicionais, aponta bolsas de silicone ou tecido plastificado, por serem fáceis de lavar e duráveis, e as lancheiras de aço inoxidável, descritas como uma solução mais inerte para transportar alimentos, sem reter odores e com menor risco de transferência de partículas.

De acordo com o Huffpost, e para quem precisa de uma opção descartável, menciona também o papel de forno (de grau alimentar) como uma escolha mais neutra do que o metal em situações pontuais.

No final, Ana Luzón reforça que não é caso para alarmismo se o papel de alumínio for usado de vez em quando, mas considera sensato evitar o contacto direto com alimentos ácidos ou quentes, classificando essa mudança como uma das decisões mais simples para proteger a saúde das crianças no dia a dia.

Leia também: Especialistas pedem que não se faça isto ao cozinhar o arroz

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Continente tem câmaras nas prateleiras: clientes questionam e empresa explica o motivo

19:00 27 Maio, 2026 17:58 27 Maio, 2026 | João Luís

Clientes repararam em câmaras instaladas nas prateleiras de algumas lojas Continente. A empresa explicou o motivo

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma

15:00 27 Maio, 2026 14:35 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia da ilha da Fuseta, no Algarve, foi palco de um resgate marítimo, numa altura em que o areal ainda não se encontra vigiado

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Despedido por conduzir uma mota estando de baixa médica: tribunal ‘obriga’ Mercadona a readmitir trabalhador ou pagar esta quantia

17:30 27 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador da Mercadona foi despedido depois de ser visto a conduzir uma mota durante uma baixa médica. A justiça espanhola considerou o despedimento improcedente

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo traz chuva intensa e vento forte a esta região a partir deste dia

06:00 27 Maio, 2026 16:38 26 Maio, 2026 | João Luís

Depressão vai trazer chuva, vento forte e mar alteroso a uma região portuguesa: agravamento chega neste dia e há zonas mais expostas

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Deixa o carro ao sol? Saiba como o calor pode estar a destruir o seu carro e como evitar

17:40 27 Maio, 2026 17:12 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Com temperaturas acima dos 30 ºC, há efeitos pouco óbvios que estão a acelerar nos carros. Saiba o que muda e o que deve mesmo fazer

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Algarve Cultura

Escola Pinheiro e Rosa celebra 30 anos do Clube de Teatro Tapete Mágico

18:50 27 Maio, 2026 18:44 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens atores apresentam espetáculo sobre isolamento social e alertam para fenómeno Hikikomori entre estudantes em Faro

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve Economia

Alexandre Pereira vence categoria “Turismo & Apicultura” no concurso Inova Algarve + Diversificar

18:21 27 Maio, 2026 18:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distingue projeto inovador ligado à apicultura que aposta no turismo sustentável e na valorização ambiental do território algarvio

Torre de Belém.
Cultura Nacional Vida & Lazer

Um dos monumentos mais famosos de Portugal acaba de reabrir mas com uma condição: este é o número máximo de visitantes por dia

18:40 27 Maio, 2026 15:55 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Depois de quase um ano encerrada para obras, a Torre de Belém reabre ao público com mudanças no acesso diário

Nacional Vida & Lazer

Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

18:30 26 Maio, 2026 16:19 26 Maio, 2026 | João Luís

Levar guarda-sol para a praia é permitido na generalidade dos casos, mas há zonas onde pode ser obrigado a retirá-lo. Saiba que limites deve conhecer antes de ocupar o areal

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 10:24 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Algarve Economia Nacional

Concessionários rejeitam acusações de abuso nas praias

13:15 26 Maio, 2026 13:00 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores pedem esclarecimentos após APA considerar abusivas restrições nas zonas junto às concessões de praia locais

Opinião Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Continente tem câmaras nas prateleiras: clientes questionam e empresa explica o motivo

19:00 27 Maio, 2026 17:58 27 Maio, 2026 | João Luís

Clientes repararam em câmaras instaladas nas prateleiras de algumas lojas Continente. A empresa explicou o motivo

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma

15:00 27 Maio, 2026 14:35 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia da ilha da Fuseta, no Algarve, foi palco de um resgate marítimo, numa altura em que o areal ainda não se encontra vigiado

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Despedido por conduzir uma mota estando de baixa médica: tribunal ‘obriga’ Mercadona a readmitir trabalhador ou pagar esta quantia

17:30 27 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador da Mercadona foi despedido depois de ser visto a conduzir uma mota durante uma baixa médica. A justiça espanhola considerou o despedimento improcedente

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo traz chuva intensa e vento forte a esta região a partir deste dia

06:00 27 Maio, 2026 16:38 26 Maio, 2026 | João Luís

Depressão vai trazer chuva, vento forte e mar alteroso a uma região portuguesa: agravamento chega neste dia e há zonas mais expostas

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Deixa o carro ao sol? Saiba como o calor pode estar a destruir o seu carro e como evitar

17:40 27 Maio, 2026 17:12 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Com temperaturas acima dos 30 ºC, há efeitos pouco óbvios que estão a acelerar nos carros. Saiba o que muda e o que deve mesmo fazer

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Algarve, Cultura

Escola Pinheiro e Rosa celebra 30 anos do Clube de Teatro Tapete Mágico

18:50 27 Maio, 2026 18:44 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens atores apresentam espetáculo sobre isolamento social e alertam para fenómeno Hikikomori entre estudantes em Faro

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve, Economia

Alexandre Pereira vence categoria “Turismo & Apicultura” no concurso Inova Algarve + Diversificar

18:21 27 Maio, 2026 18:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distingue projeto inovador ligado à apicultura que aposta no turismo sustentável e na valorização ambiental do território algarvio

Torre de Belém.
Cultura, Nacional, Vida & Lazer

Um dos monumentos mais famosos de Portugal acaba de reabrir mas com uma condição: este é o número máximo de visitantes por dia

18:40 27 Maio, 2026 15:55 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Depois de quase um ano encerrada para obras, a Torre de Belém reabre ao público com mudanças no acesso diário

Nacional, Vida & Lazer

Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

18:30 26 Maio, 2026 16:19 26 Maio, 2026 | João Luís

Levar guarda-sol para a praia é permitido na generalidade dos casos, mas há zonas onde pode ser obrigado a retirá-lo. Saiba que limites deve conhecer antes de ocupar o areal

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 10:24 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Algarve, Economia, Nacional

Concessionários rejeitam acusações de abuso nas praias

13:15 26 Maio, 2026 13:00 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores pedem esclarecimentos após APA considerar abusivas restrições nas zonas junto às concessões de praia locais

Opinião, Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Últimas Notícias

  • Continente tem câmaras nas prateleiras: clientes questionam e empresa explica o motivo
    Continente tem câmaras nas prateleiras: clientes questionam e empresa explica o motivo
  • Escola Pinheiro e Rosa celebra 30 anos do Clube de Teatro Tapete Mágico
    Escola Pinheiro e Rosa celebra 30 anos do Clube de Teatro Tapete Mágico
  • Um dos monumentos mais famosos de Portugal acaba de reabrir mas com uma condição: este é o número máximo de visitantes por dia
    Um dos monumentos mais famosos de Portugal acaba de reabrir mas com uma condição: este é o número máximo de visitantes por dia
  • Alexandre Pereira vence categoria “Turismo & Apicultura” no concurso Inova Algarve + Diversificar
    Alexandre Pereira vence categoria “Turismo & Apicultura” no concurso Inova Algarve + Diversificar
  • Louletano Diogo Virgínia conquista prata europeia em Orientação em BTT
    Louletano Diogo Virgínia conquista prata europeia em Orientação em BTT
  • Já é oficial: novas regras da carta de condução foram confirmadas e há mudanças importantes para os condutores
    Já é oficial: novas regras da carta de condução foram confirmadas e há mudanças importantes para os condutores

Opinião

  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
  • A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
    A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
  • Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
    Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
  • Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo e esforço para abastecer é dos maiores entre as economias mais desenvolvidas
    Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo e esforço para abastecer é dos maiores entre as economias mais desenvolvidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
  • Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
    Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal