Recusar um mergulho nesta praia é praticamente impossível. Mesmo com as variações de maré, a temperatura da água não dececiona. E não, não estamos a falar do Algarve. A praia de que lhe falaremos, com a colaboração da Versa, fica fora de Portugal continental e nos últimos anos tem atraído, cada vez mais, a atenção de turistas quer do continente, quer do resto do mundo, tanto pela beleza natural do sítio onde se insere, como pela água, que é tão quente que pode chegar aos 40ºC.
Na Praia da Barrinha, em Faro, encontra-se tranquilidade total durante as férias de verão. Mesmo com os termómetros a subir, os turistas preferem as águas mais amenas das nossas praias. Querem-se dias de calor e banhos de mar quentes.
Para alguns, até mesmo a Praia de Altura, localizada no concelho de Castro Marim, que regista a temperatura de água mais elevada neste mês de julho (23,9ºC), pode não ser a escolha ideal.
Por isso, a mesma fonte foi à procura da praia portuguesa com a água mais quente e descobriu a Praia das Termas da Ferraria, na Ilha de São Miguel, Açores. Conhecida pelas suas piscinas naturais aquecidas por fontes termais, a temperatura da água na Ferraria varia consoante as condições da maré e o fluxo das águas termais.
Integrado no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, este tesouro natural é composto por várias estruturas de origem vulcânica de um valor imensurável em termos paisagísticos e científicos. Porém, para além da sua beleza e interesse científico, é de salientar outra grande riqueza: as duas nascentes de águas termais de origem vulcânica, que não só aquecem as piscinas naturais locais, como também abastecem o seu complexo termal, revela a Mais Magazine.
Quando a maré está alta, a água do mar arrefece esta piscina natural e a temperatura pode variar entre os 20ºC e os 25ºC. Baixa? Talvez, mas quando a maré está baixa, a água ronda os 30ºC a 35ºC, podendo atingir os 40ºC nos pontos mais próximos das nascentes termais.
Por isso, é essencial verificar as condições das marés antes de visitar esta praia, para garantir que terá o mergulho mais quente das suas férias.
As Termas da Ferraria datam de meados do século XX, mas as qualidades da sua água já eram referidas quatro séculos antes por Gaspar Frutuoso na obra ‘Saudades da Terra’.
Como chegar a Ponta Delgada
Existem ligações aéreas regulares a partir de Lisboa, Porto, Madeira, Gran Canária, Frankfurt (Alemanha), Toronto (Canadá) e Boston (Estados Unidos da América).
Por via marítima, também existem ligações regulares, mas apenas entre as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores.
Em Ponta Delgada, está, por outro lado, localizado o principal porto comercial dos Açores e uma das maiores marinas açorianas, onde, todos os anos, sobretudo na época alta, atracam centenas de iates.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata