Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo

As bananas podem amadurecer mais depressa quando ficam no frigorífico ou junto de outras frutas. Há um local mais indicado para as conservar e prolongar a sua duração

21:30 18 Setembro, 2026 17:08 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Guardar as bananas no frigorífico ou deixá-las numa fruteira junto de maçãs e outros frutos pode não ser a melhor solução. Um local fresco, seco, ventilado e longe do sol ajuda a controlar o amadurecimento e a conservá-las durante mais tempo.

As bananas podem passar de verdes a demasiado maduras num curto espaço de tempo, sobretudo quando ficam expostas ao calor. A escolha do local onde são guardadas pode, por isso, fazer diferença na rapidez com que amadurecem.

Embora o frigorífico seja uma solução habitual para conservar muitos alimentos, colocar imediatamente as bananas no frio não é necessariamente a melhor opção, sobretudo enquanto ainda estão verdes.

A alternativa também não passa simplesmente por deixá-las numa fruteira cheia de outros frutos. Há um fenómeno natural que ajuda a explicar por que motivo algumas bananas parecem amadurecer muito mais depressa quando estão acompanhadas.

Porque deve ter atenção ao frigorífico

As baixas temperaturas podem afetar a casca da banana e provocar o seu escurecimento. Este efeito é particularmente evidente quando a fruta ainda não terminou o processo de amadurecimento.

Isso não significa que uma banana madura tenha necessariamente de ficar sempre fora do frigorífico. Quando já atingiu o ponto desejado, o frio pode ajudar a retardar processos associados ao amadurecimento, embora a casca possa continuar a escurecer.

A situação é diferente quando a banana ainda está verde. Nesse caso, mantê-la à temperatura ambiente permite que o amadurecimento prossiga normalmente.

A fruteira esconde outro problema

O local onde estão os outros frutos também merece atenção. As bananas são sensíveis ao etileno, uma hormona vegetal gasosa envolvida no processo de amadurecimento, de acordo com o jornal espanhol  AS.

Frutos como as maçãs também libertam etileno. Quando ficam próximos uns dos outros, a exposição a este gás pode contribuir para acelerar o amadurecimento.

É precisamente por isso que juntar determinados frutos pode ser útil quando se pretende que uma banana verde amadureça mais depressa, mas contraproducente quando o objetivo é conservá-la durante mais tempo.

Este é o local onde deve guardar as bananas

Para bananas que ainda estão a amadurecer, a opção passa por escolher um local fresco, seco, ventilado e protegido da luz solar direta.

Pode ser, por exemplo, uma zona da bancada afastada do fogão e de outras fontes de calor ou uma despensa com boa ventilação e temperatura relativamente estável.

Mais importante do que existir um lugar específico em todas as cozinhas é evitar condições que favoreçam um amadurecimento demasiado rápido: temperaturas elevadas, exposição direta ao sol e proximidade de frutos que libertem etileno.

Também não é aconselhável manter as bananas fechadas num saco de plástico. Além de limitar a circulação do ar, o saco pode favorecer a acumulação de humidade.

Pendurar as bananas também pode ajudar

Outro cuidado simples passa pela forma como o cacho é armazenado. Quando as bananas ficam pousadas umas sobre as outras ou pressionadas contra uma superfície, podem surgir zonas pisadas.

Um suporte que permita pendurar o cacho reduz esses pontos de contacto e evita parte dos danos físicos provocados pelo peso da própria fruta.

Separar as bananas de frutos que produzem etileno e mantê-las afastadas do calor continua, contudo, a ser mais importante para controlar a velocidade do amadurecimento.

E se estiverem demasiado verdes?

Neste caso, pode fazer precisamente o contrário. Uma banana verde pode ser colocada num saco de papel com uma maçã, aproveitando o etileno libertado pelo fruto para favorecer o amadurecimento.

O papel ajuda a concentrar o gás em redor da fruta sem criar as mesmas condições de humidade de um saco de plástico fechado.

Assim que as bananas atingirem o grau de maturação pretendido, podem ser retiradas do saco.

Bananas maduras não precisam de acabar no lixo

Mesmo quando começam a ficar demasiado maduras para serem comidas da forma habitual, ainda podem ser aproveitadas.

Depois de descascadas e cortadas, podem ser congeladas e utilizadas posteriormente em batidos ou sobremesas. A maior doçura das bananas muito maduras também as torna adequadas para receitas como pão de banana, bolos ou panquecas.

No dia a dia, portanto, não existe necessidade de escolher obrigatoriamente entre frigorífico e fruteira. Enquanto amadurecem, manter as bananas num espaço fresco, ventilado, seco, sem sol direto e afastadas de outros frutos que acelerem o processo é uma solução simples para tentar prolongar a sua conservação.

Leia também: ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

22:00 18 Setembro, 2026 07:25 18 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva continua em Portugal neste sábado, segundo a previsão do IPMA, e este arquipélago será a região mais afetada

Fonte de Alte.
Algarve

Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”

15:20 18 Setembro, 2026 15:36 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre fontes e caminhos de serra, Alte revela uma paisagem do interior algarvio que se conhece melhor ao ritmo de uma caminhada

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo

21:30 18 Setembro, 2026 17:08 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As bananas podem amadurecer mais depressa quando ficam no frigorífico ou junto de outras frutas. Há um local mais indicado para as conservar e prolongar a sua duração

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Mulher com expressão cansada. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Antonia, pensionista de 65 anos, reformou-se antes do tempo com apenas 28 anos de descontos e considera a sua pensão injusta: “Com 800€ não chego ao fim do mês”

21:20 18 Setembro, 2026 14:50 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

ERSE revela que famílias nestas condições podem poupar 313€ por ano na eletricidade ao mudar de oferta

21:10 18 Setembro, 2026 19:19 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Comparar ofertas de eletricidade pode fazer uma diferença significativa no orçamento, sobretudo para quem tem consumos mais elevados

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

22:00 18 Setembro, 2026 07:25 18 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva continua em Portugal neste sábado, segundo a previsão do IPMA, e este arquipélago será a região mais afetada

Fonte de Alte.
Algarve

Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”

15:20 18 Setembro, 2026 15:36 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre fontes e caminhos de serra, Alte revela uma paisagem do interior algarvio que se conhece melhor ao ritmo de uma caminhada

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo

21:30 18 Setembro, 2026 17:08 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As bananas podem amadurecer mais depressa quando ficam no frigorífico ou junto de outras frutas. Há um local mais indicado para as conservar e prolongar a sua duração

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Mulher com expressão cansada. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Antonia, pensionista de 65 anos, reformou-se antes do tempo com apenas 28 anos de descontos e considera a sua pensão injusta: “Com 800€ não chego ao fim do mês”

21:20 18 Setembro, 2026 14:50 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

ERSE revela que famílias nestas condições podem poupar 313€ por ano na eletricidade ao mudar de oferta

21:10 18 Setembro, 2026 19:19 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Comparar ofertas de eletricidade pode fazer uma diferença significativa no orçamento, sobretudo para quem tem consumos mais elevados

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve

Loulé convida população a deixar o carro em casa e ocupar o espaço público

12:20 14 Setembro, 2026 12:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lugares normalmente ocupados por automóveis serão convertidos temporariamente em áreas de convívio, lazer e participação

Últimas Notícias

  • Mais chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Mais chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo
    Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo
  • Antonia, pensionista de 65 anos, reformou-se antes do tempo com apenas 28 anos de descontos e considera a sua pensão injusta: “Com 800€ não chego ao fim do mês”
    Antonia, pensionista de 65 anos, reformou-se antes do tempo com apenas 28 anos de descontos e considera a sua pensão injusta: “Com 800€ não chego ao fim do mês”
  • ERSE revela que famílias nestas condições podem poupar 313€ por ano na eletricidade ao mudar de oferta
    ERSE revela que famílias nestas condições podem poupar 313€ por ano na eletricidade ao mudar de oferta
  • Tem este número na carta de condução? Pode estar proibido de conduzir este tipo de carros muito comuns em Portugal e não saber
    Tem este número na carta de condução? Pode estar proibido de conduzir este tipo de carros muito comuns em Portugal e não saber

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento