Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ilha de Cuba.
Ilha de Cuba. Crédito: Freepik
Mundo, Vida & Lazer

“Isto não é comida, é gozo”: espanhol ‘frustrado’ com tratamento em hotel de luxo numa das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo

Desde refeições impróprias a bebidas preparadas com pó instantâneo, este espanhol considerou a sua lua de mel numa das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo uma “vergonha”

17:50 26 Junho, 2025 19:18 30 Junho, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O turismo neste país que é dos mais famosos destinos turísticos do mundo continua a atrair milhares de visitantes todos os anos, mas relatos recentes dão conta de um cenário cada vez mais preocupante. Desde refeições impróprias até veículos em mau estado, o descontentamento está a crescer entre os turistas, e muitos começam a questionar a imagem vendida pelas agências de viagens sobre esta que é uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo.

Foi o caso de um cidadão espanhol que viajou para Cuba, uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo, entre 7 e 11 de maio de 2025, para celebrar a sua lua de mel. O destino escolhido foi o hotel Jardines del Rey, em Cayo Coco, gerido pela cadeia espanhola Meliá. O que deveria ter sido uma viagem memorável transformou-se, segundo o próprio, numa “vergonha” difícil de esquecer.

Comida que não se serve num hotel de luxo

Através da rubrica “Relato Cidadão” da plataforma elTOQUE, o turista relatou a sua experiência, marcada por refeições impróprias e serviços muito aquém das expetativas. Logo à chegada ao restaurante do hotel, encontrou fiambre seco, queijos desidratados e guloseimas com aspeto duvidoso, refere o CiberCuba.

As bebidas também causaram estranheza: refrigerantes preparados com pó instantâneo eram a única opção disponível. Já a animação resumia-se a sessões de karaoke e música tocada por telemóvel. Numa gravação em vídeo, o desabafo do turista foi claro: “Isto é uma vergonha! Isto não é comida, é um gozo.”

Carro alugado em péssimo estado

Mas os problemas não se ficaram pela alimentação. O turista alugou um carro à empresa estatal Havanautos e deparou-se com um veículo em estado deplorável: pintura descascada, assentos manchados, cheiro intenso a gasolina e até fugas de óleo.

Noutro vídeo, mostra o momento em que foi forçado a colocar três litros de óleo no motor, enquanto revela um pneu tão gasto que, segundo ele, “rebenta ao primeiro buraco.” O carro, longe de ser seguro, acrescentou mais stress à viagem.

O pacote comprado prometia uma experiência de luxo, mas a realidade foi bem diferente. No fim da viagem, o turista descreveu tudo como “uma lua de mel para esquecer”. E, segundo a mesma fonte, não é o único a queixar-se da degradação dos serviços turísticos em Cuba.

Testemunhos que se multiplicam

Nos últimos meses, têm-se multiplicado os testemunhos de visitantes frustrados nesta que é uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo. Uma turista russa, hospedada num resort de cinco estrelas, disse ter encontrado torneiras a pingar, secadores avariados, zonas comuns sujas e uma praga de insetos.

A mesma turista criticou a comida, afirmando que restos do dia anterior eram misturados com os pratos servidos no dia seguinte. A falta de água potável, muitas vezes vendida à parte, também foi denunciada: “Tratam os turistas como porcos.”

Recomendamos: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Segurança também em causa

A situação mais grave foi relatada pela canadiana Breanna Peebles, que declarou, segundo a mesma fonte, ter sido drogada e abusada sexualmente num resort de Varadero. A resposta da administração do hotel foi considerada insuficiente, e o caso chegou ao governo do Canadá, segundo a fonte anteriormente citada.

Face à gravidade da denúncia, as autoridades canadianas emitiram um alerta desaconselhando viagens para esta que é das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo. Este episódio veio reforçar o debate sobre a segurança e a proteção dos turistas em solo cubano.

Casos como estes mostram que as falhas vão além da simples falta de conforto: trata-se de segurança, dignidade e cumprimento do que é anunciado. O que deveria ser exceção está a tornar-se regra.

Números que confirmam o declínio

A erosão da confiança no turismo cubano começa a refletir-se nos números. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Informação (ONEI), entre janeiro e março de 2025, o país recebeu apenas 571.772 visitantes estrangeiros.

Esta quebra representa uma redução de quase 30% em comparação com o mesmo período de 2024. A taxa de ocupação hoteleira, tradicionalmente alta neste trimestre, caiu para 24,1%, o valor mais baixo dos últimos anos. As dormidas também diminuíram de forma significativa: passaram de cerca de 5 milhões para apenas 3,6 milhões. Ao mesmo tempo, as receitas do setor caíram 5%, agravando ainda mais o cenário.

Um sistema turístico em queda livre

Mercados históricos como o Canadá, Rússia, Espanha e Itália registaram quebras de até 50% no número de turistas. Tudo indica que a reputação do destino está a sofrer danos difíceis de reverter a curto prazo.

Entre as causas apontadas estão os apagões frequentes, a escassez de produtos básicos, a deterioração das infraestruturas e a limitada conectividade aérea com outros países. Economistas como José Luis Perelló estimam que só por volta de 2030 o setor poderá recuperar os níveis anteriores à pandemia. A crise é estrutural e profunda, não se resolvendo apenas com discursos ou investimento em propaganda, refere o CiberCuba.

Já em 2023, o próprio governo cubano reconheceu publicamente os problemas: falta de fornecimentos, salários em atraso a empresas locais e escassez de profissionais qualificados. Tudo isso compromete a qualidade do serviço. O caso do espanhol em Cayo Coco, com refeições de má qualidade, entretenimento improvisado, carro alugado em mau estado e preços exorbitantes é apenas mais um reflexo de um modelo turístico em desintegração.

Leia também: O “Corno de Ouro”: esta praia paradisíaca fica na Europa e é única no mundo por um fenómeno que ali acontece todos os dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Comboios CP.
Economia Nacional

É reformado mas ainda não tem 65 anos? Pode ter direito a viajar de comboio com 50% de desconto

11:50 4 Novembro, 2026 11:20 4 Novembro, 2026

A CP disponibiliza um desconto de 50% para reformados e pensionistas de qualquer idade, desde que cumpram uma condição

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Economia Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Comboios CP.
Economia, Nacional

É reformado mas ainda não tem 65 anos? Pode ter direito a viajar de comboio com 50% de desconto

11:50 4 Novembro, 2026 11:20 4 Novembro, 2026

A CP disponibiliza um desconto de 50% para reformados e pensionistas de qualquer idade, desde que cumpram uma condição

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Economia, Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal